O sucesso de uma rede de franquias depende necessariamente dos resultados alcançados por cada um de seus franqueados. Na Odontoclinic, primeira rede nacional de franquias de clínicas odontológicas, isso é levado tão a sério que a franqueadora decidiu criar um programa focado na recuperação de unidades que apresentam números aquém do ideal.
O ECCO (Eficiência Clínica Comercial e Operacional) tem como objetivo padronizar indicadores e processos, mapear lacunas e oportunidades na operação e orientar sobre planos de ações em unidades que apresentam baixam performance.
Após aprovação em comitê, a franqueadora consulta o empreendedor da clínica em questão se ele está disposto a seguir todas as recomendações e fazer o que tem de ser feito para melhorar seus resultados. A partir disso, a equipe designada para realizar o treinamento faz um mapeamento sobre o clima da unidade e das competências da equipe. Depois, é feita uma avaliação aprofundada dos KPIs para medir a performance da clínica.
Com base na avaliação realizada, um plano de ações focadas em reverter o quadro atual é apresentado. Há uma série de ferramentas envolvidas nesse trabalho – treinamento para liderança, comercial, fluxo de caixa, recrutamento e seleção. A última etapa é o monitoramento da execução desse plano de ações. O programa ECCO já existe há quatro anos e todas as clínicas que o receberam reverteram seus quadros, melhorando de forma significativa o desempenho.
“A gente quer que todas as nossas unidades performem bem e tenham sucesso. Isso traz felicidade para os nossos franqueados, que é nosso objetivo constante, e faz com que a rede inteira seja bem-sucedida. Problemas nos negócios podem acontecer com qualquer empreendedor de qualquer ramo. O que é primordial no caso de franquias é que a empresa dê todo o suporte necessário para resolver os problemas eventuais junto do franqueado”, diz Lucas Romi, sócio-diretor da Odontoclinic.