Programa de Excelência da Água Doce já conquistou o prêmio de melhor franqueadora do Brasil

Publicado em 06/11/2014 por Imprensa | Ultima Atualização em 05/12/2014

O PEAD atua sobre indicadores que a franqueadora já monitorava, agora com notas de desempenho. Dez unidades franqueadas já foram premiadas.

Eleita em 2013 a melhor franqueadora do Brasil pela ABF, a Água Doce – Sabores do Brasil, rede com mais de 100 restaurantes especializados na melhor comida brasileira, quer ampliar seus resultados operacionais, manter padrões de atendimento e, consequentemente, aumentar o faturamento de suas unidades franqueadas. Por isso, no início de outubro, durante a 20ª Confrágua – convenção que reuniu todos os franqueados para discutir os rumos futuros da rede –, foi lançado o Programa de Excelência da Água Doce (PEAD).


Na prática, o PEAD integrou indicadores que a franqueadora já monitorava antes. Por isso, já no anúncio de lançamento, foi possível premiar as dez franquias que conseguiram melhores resultados. “A franqueadora investiu em um programa sistematizado para motivar boas práticas, ou seja, a excelência de rede; e para diminuir os desvios de conduta de franqueados. Além disso, o Programa de Excelência permite que tanto a franqueadora como o franqueado tenham indicadores consistentes sobre seus negócios e assim, atuem de forma eficaz na melhoria de resultados”, explica Delfino Golfeto, presidente da Água Doce.


Como as casas são diferentes entre si, tanto em tamanho quanto em características geográficas, o PEAD não estimula a competição entre elas, mas, sim, compara indicadores de um mesmo restaurante em períodos pré-determinados de tempo (1º ou 2º semestre de um ano) em relação ao anterior.  Com isso, os resultados são mais justos e refletem o que realmente importa: a melhoria de cada franquia.


Cada detalhe do PEAD foi pensado para que toda a rede atinja um nível de excelência. “O Programa de Excelência para a rede tem sido estudado e preparado desde o início do ano, mas o desejo da franqueadora em ter um programa como este é de longa data. A implantação do PEAD é, para a franqueadora, a realização de um sonho”, afirma Golfeto.


Conheça o PEAD


O Programa avalia 11 indicadores, entre qualitativos (que nem sempre podem ser avaliados em números) e quantitativos (que podem ser medidos pelo sistema), que têm pesos diferentes pré-definidos pela franqueadora.


Entre os quantitativos, que têm mais peso que os qualitativos, estão: faturamento total, tíquete médio, avaliação do Cliente Amigo (cliente oculto), nota do checklist da consultoria de campo, compra de produtos de fornecedores homologados, adimplência e contrato dentro do prazo e presença do franqueado em eventos do calendário oficial da rede. Os indicadores qualitativos são: gestão da equipe, marketing e vendas, postura do franqueado e relacionamento com a rede.


As avaliações são feitas continuamente, em ondas, comparando o desempenho de uma unidade no primeiro semestre de um ano ao mesmo período do ano anterior; o mesmo ocorre com o segundo semestre do ano.


Após a compilação das informações sobre todas as unidades franqueadas, cada uma é ordenada em um ranking da rede conforme sua pontuação, podendo variar de 0 a 100. Ao final da apuração de cada onda, a unidade receberá um relatório individual sobre seu desempenho. “Como a avaliação é contínua e o Programa poderá passar sempre por ajustes, a busca pela excelência também será contínua, um dever de todos os franqueados”, afirma Golfeto.


Primeiros vencedores


Para motivar os franqueados a se engajarem no PEAD, a Água Doce preparou um Sistema de Recompensas, amplo programa de premiação para os vencedores. “Além de receber um quadro com o selo de Excelência da Água Doce, os três primeiros colocados participarão da próxima convenção com suas despesas de hospedagem pagas pela franqueadora, além dos custos de viagem e hospedagem da consultoria de campo do ano seguinte. E o primeiro colocado poderá ter uma participação na Convenção da ABF – Associação Brasileira de Franchising, evento anual que reúne todas as franqueadoras do Brasil em alguns dias de workshops”, explica Júlio Bertolucci, Diretor de Expansão.


Durante a Confrágua, simultaneamente ao lançamento do PEAD, foram anunciadas as dez primeiras franquias que receberão o Selo do Programa de Excelência da Água Doce: Toledo (PR), Barretos (SP), Tupã (SP), Osasco (SP), Sumaré (SP), Jaú (SP), Paranavaí (PR), Criciúma (SC), Rio do Sul (SC) e Guarapuava (PR).


Cada uma delas recebeu o Selo do PEAD, um reconhecimento que será exposto a todos os clientes e colaboradores da brigada. “Com isso, a melhoria contínua no trabalho será estimulada e fará parte da rotina das franquias; e os clientes saberão que frequentam uma franquia Água Doce que atingiu a Excelência – objetivo principal do PEAD, que deve gerar novos e bons negócios, em um círculo virtuoso”, finaliza Bertolucci. 


Sobre a Água Doce


A rede Água Doce é composta por mais de 100 restaurantes presentes em dez estados e no Distrito Federal. Os clientes podem degustar delícias da culinária nacional, sempre servidas em fartas porções, acompanhadas pelo que há de melhor em cachaças e outras bebidas com ou sem álcool.


Delícias como Filés Água Doce (mignon, de frango ou de tilápia empanados, cobertos por molho de tomates e gratinados com queijo), em porção que serve até três apetites); Saladas Água Doce e Refrescante; Tilápia Crocante; Filé Carioca (mignon com leve molho de cachaça); Supremo Água Doce (filé de frango à milanesa com molho branco); Costelinhas suínas (Água Doce e Mineira); Tutu à Mineira; Feijão Tropeiro e Arroz Carreteiro fazem a refeição mais do que completa.


A Família Escondidinho, grande sucesso da rede Água Doce, não poderia deixar de ser citada: Escondidinho (carne de sol coberta por cremoso purê de mandioca, requeijão e gratinado com mussarela), Arrumadinho (o mesmo preparo, levando o frango no lugar da carne de sol), Amontoadinho (de camarão) e Portuguesinho (de bacalhau) são pratos de sabor inigualável!


Quem quer beliscar conta com Frango ao Bacon, Bolinho de Carne de Sol, Camarão Crocante; Filé Aperitivo ou Linguiça na Chapa com Polenta; Ninho (filé de frango aperitivo com batatas fritas); Isca de Tilápia; Bolinho de Bacalhau; Casquinha de Siri; Caldos Verde, de Mandioquinha, Palmito, Mandioca com Carne de Sol e de Feijão à Mineira; Moela à Mineira e as tradicionais polenta e batatas fritas e mandioca com bacon.


Em se tratando de cachaças, a Água Doce oferece especialidades de diversos locais do Brasil, dando ênfase às melhores do País. Há, ainda, mais de noventa tipos de coquetéis com ou sem álcool.


Em Pauta Comunicação

(11) 3567-7854 / 3567-7855

Simone Valente – (11) 97666-7022 - simone@empautacomunicacao.com.br

Cristina Thomaz – (11) 94730-6616 – ID 35*2*86267 – cristina@empautacomunicacao.com.br

Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Excelência em Franchising , Água Doce