Procurando novas perspectivas de trabalho, franqueado junta suas economias e aposta em duas microfranquias que juntas faturam R$ 70 mil ao mês

Oswaldo Freire pediu demissão do emprego, vendeu terreno e investiu grande parte do seu dinheiro em duas unidades da Espaço Make em São Paulo

Formado em Relações públicas, Oswaldo Freire sempre teve o sonho de investir no próprio negócio. Ele chegou a trabalhar em algumas agências de comunicação, mas a real vontade sempre foi empreender.

Com a pandemia da Covid-19 e consequente maior tempo em casa, entre muitas conversas com sua família e pesquisas de mercado, tomou a decisão: deixou o emprego, juntou sua economia, vendeu um terreno em Morro de São Paulo (BA) e investiu em uma unidade da Espaço Make, em São Paulo (SP). O negócio deu tão certo que quatro meses depois investiu na segunda franquia da mesma marca.

Localizada na Avenida Paulista, um dos endereços mais importantes e procurados da cidade de São Paulo, a primeira unidade foi lançada em maio de 2021, rende em média faturamento de R$ 40 mil com lucro líquido de R$ 10 mil e atende 1.500 clientes ao mês.

Já a segunda, inaugurada em setembro de 2021 na região Central da capital paulista, fatura cerca de R$ 30 mil, gera um lucro líquido de R$ 7 mil e atende em média mil clientes por mês. Foram investidos R$ 80 mil no primeiro empreendimento e R$ 70 mil no segundo.

Criada há um ano, em plena pandemia da Covid-19, A Espaço Make comercializa itens de maquiagem e skin care – cuidados com a pele – por R$ 10 (exceto pequena área vip que varia de R$ 15 a R$ 25).

A rede já conta com 20 unidades e trabalha apenas marcas brasileiras reconhecidas no mercado, tais como como Max Love, Ruby Rose, Luisance, Jasmine, Dapop, Macrilan, City Girls, SP Colors, entre outras.

De acordo com o Oswaldo, a escolha pela Espaço Make se deu por diversos motivos: modelo de negócio com uma gestão simples e volume de vendas expressivo, royalties no valor fixo e a disponibilidade da fundadora da marca.

“A Kelly Nogueira é extremamente acessível, transmitindo confiança e força de vontade no sentido de querer fazer dar certo cada unidade. Percebo e vivencio que os franqueados não são apenas números e o fazer questão de acompanhar e ser presente me chamaram bastante atenção”, comenta o investidor.

Os dois quiosques de Oswaldo contam praticamente com os mesmos produtos, o que varia é a quantidade de acordo com o público-alvo. “Os mais demandados ultimamente são pó banana, pó translúcido, base, corretivo, pó compacto, máscara de cílios, sombra para sobrancelha, batom que aumenta os lábios, liptint, cílios, pincéis variados, delineadores coloridos, demaquilantes líquidos, sabonetes, lenços e os séruns”.

Com alta expectativa para as festas de final de ano, uma vez que as pessoas devem procurar por produtos mais baratos, já que o comércio enfrenta uma alta nos preços em diferentes setores, Oswaldo pretende dobrar o faturamento em dezembro.

“Tenho o planejamento de crescer progressivamente, mas não de maneira agressiva, pois trabalho com a realidade. A pandemia não acabou e ainda é nítido o reflexo na economia e, consequentemente, nas vendas. Aos poucos, o mercado aquecendo conseguirei trazer metas mais consistentes. É preciso ter calma, resiliência e acreditar no negócio”, explica Oswaldo

Para quem pretende entrar no mercado de franquias, ele recomenda que busquem, façam pesquisas de mercado, procurem saber detalhadamente da gestão, o que se promete e o que é de fato possível alcançar: “Prezo muito pelo trabalho em equipe e essa foi uma das minhas prioridades, que hoje vejo ser um ponto forte. Invista, acredite e faça acontecer. Franquia é um facilitador dos processos de gestão, mas a presença constante do dono faz toda a diferença”.

Oswaldo ainda reforça sobre o suporte da franquia como outro ponto na escolha do investimento, pois “toda gestão é extremamente acessível e os investimentos para crescimento são constantes. Além disso e do modelo de negócio promissor, o retorno de investimento é surpreendentemente rápido. Outro ponto muito importante é o ser ouvido ao compartilhar ideias e sugestões. Isso também tenho com a Espaço Make”.

Um dos segredos para o sucesso de suas duas unidades, é o investimento em capacitação profissional, plano de carreira e em benefícios que proporcionam mais qualidade de vida para os colaboradores. Ele conta que que o ritmo de shopping não é fácil, mas se os funcionários estão em sintonia com o negócio e ao mesmo tempo conseguindo suprir as necessidades individuais, o retorno consequente em vendas é muito positivo.

Seu objetivo sempre foi cumprir um atendimento de excelência, em que seja possível levar aos clientes muito mais do que uma simples venda: uma consultoria. “Quero que as pessoas que visitam os quiosques saiam extremamente satisfeitas e retornem para comprar o que é de seu interesse e necessidade. É como sempre gosto de dizer: escolha viver uma experiência”, conclui.