De acordo com dados do estudo Demografia Médica Brasil, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2015, o país conta com mais de 430 mil registros de médicos. A meta anunciada pelo governo brasileiro, com a abertura de novas escolas (71 entre 2010 e 2015) é fazer com que a proporção seja de 2,6 médicos por mil habitantes. Na ocasião do estudo, a proporção era de 2,5 médicos para mil habitantes.
Muito antes que esses dados fossem divulgados, Liana Segal, empreendedora visionária, imaginou um modelo de negócio que poderia render bons frutos. Em 1999, ela criou, no Rio de Janeiro, o Espaço Médico Brasil, o primeiro coworking destinado a profissionais da área de saúde com foco no compartilhamento de espaço, administração e rateio das despesas. Atualmente, são 4 unidades em operação em solo fluminense e a expectativa de chegar a 8 até o final de 2017, com foco principal na entrada no estado de São Paulo.
De acordo com Liana Segal, para alcançar esse objetivo, foi formatado um modelo de expansão por franquias. Trata-se de clínicas que atuam na sublocação de seus consultórios, oferecendo ao profissional da saúde um espaço físico ambulatorial montado em ambiente com toda a infraestrutura necessária para que o médico não precise se preocupar com as atividades administrativas de um consultório tradicional, reduzindo custos e otimizando os atendimentos.
“A ideia, que já vem sendo desenvolvida e aprimorada em nossas unidades no Rio de Janeiro desde 1999 é que os nossos franqueados ofereçam aos profissionais de saúde um ambiente com serviço de recepção, serviços de limpeza, higienização e organização. Além disso, os franqueados também atuam na venda de produtos complementares aos pacientes, como o Cartão Desconto, a fim de complementar e gerar ganhos extras à unidade”, explica na empreendedora.
Paulo Ancona, sócio-diretor da Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, consultoria especializada na criação, gestão e expansão de negócios com mais de 20 anos de atividades no Brasil, explica que os franqueados contam com suporte importante oferecido pela franqueadora, como call center dedicado às unidades, manuais completos de operação da franquia, treinamento para franqueado e equipe, projeto arquitetônico padrão, auxílio na escolha do ponto comercial, orientações jurídicas e contábeis, acompanhamento das atividades para abertura da unidade, planejamento de marketing para a inauguração, fornecedores homologados, além de um sistema completo de controle e gestão do negócio totalmente online.
“Vale ressaltar que buscamos, para se tornar franqueado Espaço Médico Brasil, pessoas que se identifiquem com o setor de saúde – não necessariamente precisa ser da área – que goste de lidar com pessoas, se identifique com o modelo de negócios e esteja disposto a acompanhar o negócio de perto”, afirma Ancona.
Além disso, o especialista informa que o investimento total para a abertura de uma unidade Espaço Médico Brasil é de R$ 400 mil, já inclusa a taxa de franquia, de R$ 40 mil. O retorno do investimento está previsto para o período de 24 a 36 meses, com faturamento bruto de R$ 120 mil e lucro líquido médio de 23%. A recomendação é de que o franqueado conte com uma reserva financeira aproximada de R$ 25 mil.
“Tendo em vista o número de médicos formados anualmente no Brasil, que vão buscar locais para prestar seus serviços e levar atendimento às pessoas dentro de sua área de especialização, há boas perspectivas de ganhos e de crescimento para a marca e seus franqueados”, finalizam Ancona e Segal.