A ÚNICO Asfaltos é a primeira – e única – rede mundial de franquias que desenvolve seu próprio asfalto sustentável e o disponibiliza ao varejo. Criada há 15 anos, a marca iniciou seu modelo de franchising no início de 2015 e, de lá para cá, construiu uma rede de mais de 60 unidades franqueadas. Além de solucionar problemas recorrentes em todas as cidades brasileiras – como os buracos de rua – a rede oferece soluções para condomínios, redes de estacionamento, shopping centers, concessionárias de rodovia, hospitais, universidades e postos de gasolina, além de fornecer massa asfáltica também para concessionárias de água, esgoto, telefonia e TV a cabo – essas empresas utilizam massa asfáltica em operações “tapa-vala” em vias públicas. A gama de soluções é tão ampla que apenas no ano passado a rede faturou R$ 45 milhões.
“Quando criamos a ÚNICO, produzir asfalto era e é sinônimo de operações milionárias, ‘megalomaníacas’, com grandes rodovias e obras. Foi quando percebemos que as necessidades ‘menores’ do dia a dia não eram atendidas e havia aí uma grande oportunidade de negócio”, afirma Jorge Coelho, fundador e diretor-presidente da ÚNICO Asfaltos. A rede pretende inaugurar mais de 100 franquias até o fim de 2016 e chegar a 1.200 operações em cinco anos. Apenas no primeiro ano de operações (2015) no sistema de franchising, a marca fechou 38 contratos.
O diferencial da ÚNICO, além de seu produto inovador, está na operação otimizada. Para entrar no segmento de franquias, e tonar o investimento acessível aos investidores, a ÚNICO desenvolveu sua própria usina (para a produção de massa asfáltica) reduzindo drasticamente o investimento necessário e tornando-o acessível ao pequeno e médio investidor. Assim, o franqueado só precisa de um galpão com metragem a partir de 500 m² para abrigar o maquinário, insumos e estoque.
“Quando iniciamos o negócio, uma usina demandava um investimento de entre um a R$ 2 milhões. Então, desenvolvemos uma usina várias vezes menor e com capacidade produtiva de 4 a 10 vezes menor do que as usinas tradicionais, conseguimos diminuir o valor do investimento em até 5, 6 vezes”, comemora Coelho. Assim, o investimento em uma usina caiu para R$ 256 mil no modelo que produz até 20 toneladas/hora e para R$ 420 mil no modelo que produz 40 toneladas/hora. Recentemente, em função do cenário econômico, a Único passou a possibilitar também o aluguel da menor usina, que produz até 20T/H (vinte toneladas hora). A expectativa é a de que o investidor que não conte com a totalidade dos recursos para a compra do equipamento, veja nessa opção a sua grande porta de entrada na rede.
Outro grande diferencial da franquia está no aditivo químico, cuja formulação é proprietária da própria Único, que age como um retardador na cura da mistura asfáltica. Com isso, a massa asfáltica da Único, que tem qualidade rodoviária (ou seja, com resultados permanentes após sua aplicação) rompe diversas barreiras intransponíveis para o produto tradicional: pode ser estocado por até 24 meses, pode ser aplicado a frio e até mesmo sob chuva, inclusive em poças que ainda contenham água. Isso torna o franqueado da Único um industrial verticalizado, em que ele é dono do meio de produção (usina e equipamentos), com acesso à tecnologia exclusiva do aditivo e também com acesso ao know-how na fabricação de massa asfáltica, com o suporte de uma franqueadora que já está nacionalmente inserida no mercado há 15 anos.
Foi por meio de suas viagens que Coelho teve o primeiro contato com massa asfáltica aplicada a frio, quando viu uma aplicação de reparo em uma via com neve. A partir daí ele teve a ideia de representar um fabricante americano de um aditivo similar e trazê-lo ao Brasil. Depois Coelho criou sua própria fórmula, e passou a crescer no mercado nacional. “Nosso produto ainda tem outro grande diferencial: ele não estraga, sua durabilidade após a aplicação é garantida”, diz Coelho. “Os buracos que fechamos não abrem mais”.
Para permitir a produção padronizada da massa asfáltica, a ÚNICO proporciona treinamento para que os franqueados possam operar as usinas, produzir a massa asfáltica e também fazer o processo de análise laboratorial do que for produzido, a fim de se garantir que o produto contenha o teor e quantidades corretas de todos os insumos, além da capacitação comercial para habilitar o franqueado a realizar as vendas. “O franqueado só precisa ter dois funcionários e já está pronto para produzir e vender asfalto em uma operação é totalmente confinada, um modelo de produção inédito no Brasil e no mundo”, ressalta Coelho. Os treinamentos operacional e comercial são realizados tanto na unidade do franqueado como na sede da franqueadora, na zona sul da capital de São Paulo.
“Em nosso modelo, também auxiliamos os franqueados na prospecção de clientes, indicando a eles os principais potenciais consumidores no município e na região, como: operadoras de telefonia e TV a cabo, concessionárias de rodovia, empreiteiras, condomínios, etc. Poucas pessoas sabem, mas muitas empresas necessitam de asfalto todos os dias. Além disso, prefeituras e órgãos públicos disponibilizam verbas robustas para a pavimentação de ruas. Ensinamos o nosso franqueado a entrar nesse mundo”.
Tanto potencial de negócios se reverte em ganhos altos aos franqueados: faturamento médio de R$ 100 mil ao mês. “Buscamos franqueados com perfil empreendedor, pessoas que queiram novas oportunidades de investimento e novos negócios e que tenham disponibilidade para operar a usina e para estarem, efetivamente, à frente dos negócios, pois o escritório acaba sendo na rua”, afirma Coelho.
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