A concentração cada vez maior das franquias do Brasil em cidades menores do país, fora dos grandes centros urbanos, é uma tendência incontestável. Pelo menos é isso que a própria ABF (Associação Brasileira de Franchising) concluiu durante estudo sobre um panorama do franchising no país em 2016. De acordo com a associação, a busca das redes por novos mercados, os custos mais baixos de instalação e manutenção nessas regiões e o desejo dos consumidores dessas cidades em ter acesso a marcas conhecidas são fatores que contribuem para esse movimento.
E é nesse público que a Rede Leve Pizza, primeira e única rede de pizzas pré-assadas do franchising nacional, deve direcionar suas atenções em 2017. E isso já começa a se refletir em Estados como o Mato Grosso. Agora é a vez da pequena cidade de Primavera do Leste impressionar seus pouco mais de 55 mil habitantes com os produtos da rede – pizzas pré-assadas, montadas na hora da compra, com ingredientes frescos e assadas na casa do cliente em apenas 10 minutos.
A primeira unidade da rede está sendo inaugurada hoje, nesta terra de oportunidades e vida pacata e tranquila. A iniciativa é da jovem empreendedora e economista Kathiane Regina Bach, de 37 anos, natural de Alto Paraguai, e de Dione Dione Araújo Fonseca, 42, servidor público, natural de Chapada dos Guimarães, bem próximo dali.
E o que economia tem a ver com gastronomia? A aptidão para a gastronomia que fez Kathiane se voltar a esse ramo. “Sempre gostei desse segmento, mas nunca trabalhei nessa área. Então para mim isso é um desafio em dose dupla: primeiro negócio, no qual busco encontrar minha maior realização profissional, e uma área inédita na minha vida”, conta ela, que conheceu a rede por indicação de uma amiga.
De acordo com Kathiane, a ansiedade, por conta do que vem pela frente, já toma conta da dupla de empreendedores, mas a autoconfiança está falando mais alto ultimamente. “A franqueadora me passa muita segurança. E por ser uma franquia, acredito que os riscos são menores ao investir valores. Além disso, estamos falando da única rede de pizzas pré-assada do Brasil no segmento nacional de franquias, isso deve chamar muito a atenção da população da cidade”, acredita.
“A cidade de Primavera do Leste conta várias pizzarias e restaurantes, porém a Rede Leve Pizza vai ser a primeira a oferecer uma pizza pré-assada, feita com ingredientes fresquinhos e com a praticidade do cliente consumir no aconchego do seu lar”, diz ela, que aposta também no preço das pizzas, que terá um valor único e acessível, para chamar a atenção da clientela.
Futuro promissor à vista, mas, com os pés no chão
A empreendedora revela que muito em breve pretende faturar alto com o negócio, mas tem a consciência que, em pouco tempo, o objetivo é cobrir o valor do investimento inicial. “Nesse primeiro momento, pretendo conseguir trabalhar para pagar todas as minhas despesas iniciais. Em médio prazo, minha meta é ter o retorno do investimento de volta. Daí adiante, quero ver a casa cheia e conquistar muitos e muitos clientes da cidade e região”, explica. “Inicialmente espero vender 2000 pizzas/mês, ou seja, uma média de 76 pizzas dia. A partir do terceiro mês, meu objetivo é comercializar três mil pizzas mensalmente”, adianta.
No entanto, para atingir tal meta, logo de cara, a unidade já vai oferecer alguns atrativos, como o serviço delivery, uma novidade da marca no Brasil todo. “Além disso, a ótima localização, o fácil acesso ao local, estacionamento com capacidade para vários veículos, e espaço amplo com possibilidades de ampliações, são alguns dos nossos diferenciais no comercio local”, completa e finaliza a empreendedora.