Pressão para transformar negócio faz com que empreendedores criem estratégias para inovar serviços

A criatividade é uma característica que poderá fazer a diferença para um negócio se manter no mercado. Não basta apenas saber questões ligadas ao financeiro, logística, marketing se você não inovar seu produto. Caso contrário será apenas um a mais no mercado. Mas por que então muitas pessoas não dão a devida atenção quando o assunto é inovação?

Talvez a resposta esteja ligada ao fato de que desde muito cedo somos privados a não aprimorar o nosso processo criativo. E o empreendedorismo exige essa característica onde é possível criar soluções simples e tirar até mesmo uma empresa do vermelho. Criatividade anda de mãos dadas com a inovação para trazer melhorias a empresa como pensar e agir diferente, por exemplo, sair da zona de conforto e encontrar soluções para determinados problemas inovando em todas as situações e consequentemente aumentando as chances de atingir o sucesso.

De acordo com a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), em parceria com a Confederação Nacional de Serviços, o uso de softwares e tecnologias foi o que impulsionou o setor de franquias quando o assunto é inovação. Mais de 90% das redes adquiriram softwares entre 2014 e 2016, e 88,5% das franquias investiram no uso de tecnologia.

No entanto, inovar pode não parecer tarefa fácil para algumas pessoas, até mesmo pelo fato que é necessário vender o produto todo dia para manter-se no mercado. Muitos acabam inovando por questões de necessidade comerciais e pressão da concorrência.

Conheça agora história de franqueados que inovaram em seus negócios e são inspirações para outros empreendedores:

Exemplo de oportunidade

Ricardo Lucio Costa, de 46 anos, é uma mente brilhante dentro da rede de franquia Acquazero (franquia especializada em lavagem ecológica automotiva). Algumas das suas ideias foram implantadas em outras unidades da marca.

Instalado no estacionamento do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), o horário de atendimento ao público oferecido pelo clube é diferente do horário de trabalho da franquia. Com isso, Ricardo percebeu que o número de clientes poderia ser bem maior caso mudasse a sua forma de atendê-los.

Foi então que criou um pequeno armário com chaves, instalado ao lado da recepção da franquia. “Pensamos em uma forma que o cliente assim que chegasse ao clube antes das 8h da manhã (horário da abertura da loja) pudesse deixar as chaves do veículo de uma forma segura”, diz.

O cliente estaciona o carro na loja, preenche uma prancheta no balcão com dados pessoais, inclusive o horário que necessita que ele esteja pronto, coloca a chave do automóvel em uma das gavetas do armário, tranca e leva consigo a chavinha (a empresa tem uma cópia de cada gaveta). Assim que o empreendedor chega a unidade ele analisa todos os serviços que o cliente marcou e os executa. O cliente só paga quando for buscar o veículo.

Já aqueles que irão buscar após as 18h (encerramento do expediente), o serviço é pago com antecedência e a chave da gaveta é entregue ao cliente junto a algumas orientações. Assim, quando ele for embora o carro já estará limpo e sua chave estará dentro de uma gaveta, gerando maior comodidade e confiança, já que ele não precisa voltar antes do horário do fechamento da empresa.

“No princípio houve um pouco de resistência dos clientes, mas tudo foi questão de conversa e adaptação. Essa medida que implantamos na empresa possibilitou aumentar a clientela que chegava bem cedo e não conseguia deixar o carro para limpeza. Hoje, em média, assim que chego toda manhã já tem dois carros para lavagem”, afirma o franqueado sobre a medida que implantou há dois anos em sua loja e que superou suas expectativas e foi alvo de inspiração para outros empreendedores, principalmente em relação ao horário de atendimento.

Superando os limites

Há menos de um ano Ricardo criou a ideia do tapete vermelho aos clientes. Ao subir no carro após a limpeza do veículo a pessoa pisa em um tapete estampado a logo da marca Acquazero. “A ideia principal é fazer com que o cliente se sinta importante em estar naquele lugar. O tapete é colocado na porta do motorista e quando ele está acompanhado também colocamos para o passageiro. Foi tão receptivo essa ação, pois há relatos dos clientes que afirmam se sentirem acolhidos. Há aqueles que ficam surpresos e pedem para fazerem até fotos”, afirma Costa.

A ideia foi tão bem aceita que todas as unidades da rede passaram a contar com esse pequeno detalhe, mas que tem um impacto significativo na hora de fidelizar o consumidor.

Com sede em estar sempre inovando, Costa também implantou há pouco tempo o “tapete de papel”, que após a limpeza do automóvel é colocado no chão do motorista, com diversas publicidades. Simples e barato a ação gerou lucro e satisfação dos parceiros que estão no anúncio.

Há quase cinco anos na franquia Ricardo não pretende parar de inovar. Ele acredita que o mercado está em constante transformação e para se destacar dos demais concorrentes é necessário estar em constante mudança. “Não é preciso criar ideias mirabolantes, uma insatisfação pode ser revertida em ações positivas, por isso a necessidade de conversar com o cliente, verificar o feedback que ele teve com o serviço, desde pontos positivos e negativos”, diz o empreendedor que afirma que pretende implantar novas medidas, conforme for surgindo a necessidade de se reinventar.

Ricardo enfatiza ainda que o que possibilitou a criar esses mecanismos para inovar em sua unidade foi a flexibilidade que a franqueadora abriu a ele, bem como a outros franqueados. “A atual gestão da Acquazero tem um profissionalismo gigante e sempre buscou resolver as necessidades da minha operação. Ele (Henrique Mol, diretor executivo da marca) é um empreendedor visionário e está sempre aberto a novas ideias e dando autonomia, possibilitando que criemos novas medidas para alavancar as vendas e se a ideia for boa a diretoria compartilha com todos os franqueados. Acredito que para um negócio dar certo, principalmente franquia onde geralmente é exigido padronização, o franqueado tem que estar em sintonia com a franqueadora, e vice-versa. A partir disso é possível crescer profissionalmente e faturar ainda mais”, conclui.

Um passo a frente da concorrência

Por necessidades extras dos clientes, Paulo Mayeda criou novas ferramentas de análises gerenciais para complementar as informações do sistema da rede Gigatron Franchising (franquia desenvolvedora de software para empresas do varejo).

Ele próprio inovou alguns processos dentro de sua operação e hoje é modelo para outros franqueados da rede. “A necessidade de complementar informações e soluções para nossos clientes fez com que eu procurasse alternativas para suprir a demanda. A princípio havia um receio da franqueadora, em desenvolvermos os produtos por conta própria, mas devido ao sucesso das soluções, e grande receptividade por parte de outros franqueados, a franqueadora passou a apoiar nossa iniciativa, inclusive incentivando os franqueados a contratarem nossos serviços e soluções”, explica o empreendedor que buscou inovar há cerca de quatro anos e desde então vem aprimorando e criando novas medidas.

Entre as ideias criadas por Paulo nos últimos anos estão: a GPSync que faz a sincronização dos produtos cadastrados na matriz para as filiais. Sem necessidade de estarem todas as lojas conectadas na internet o tempo todo. Com isso as lojas não dependem de internet para vender. A cada 15 minutos sobem as informações da matriz para a “nuvem”, que depois são atualizadas nas filiais. Ao mesmo tempo, todos CNPJs sobem informações para um site administrativo, onde o proprietário ou gerente recebe informações importantes das suas empresas, ajudando muito na tomada de decisões;

GPContábil: aplicativo local da empresa que verifica a mudança do mês. Todo dia primeiro envia um e-mail para os contadores, com todos os arquivos fiscais que ele precisa, juntamente com um relatório com o resumo das vendas para conferência. Com isso, reduziu muito o trabalho dos escritórios contábeis e também dos clientes, que ficavam dias com esse problema para regularizar toda a carteira de clientes dos escritórios, por ser um processo manual.

GPForça de Vendas: Um aplicativo para celular, onde os vendedores externos lançam vendas online ou offline e depois sincroniza com os dados da empresa, assim que tiverem sinal de celular ou wifi, agilizando o processo de lançamentos das vendas, que às vezes demoravam até uma semana;

GPSite: Através de uma API desenvolvida pela franqueadora, o franqueado desenvolveu sites de E-Commerce integrados ao sistema de gestão do seu cliente. Assim, os estoques ficam compartilhados e as vendas feitas no site são automaticamente atualizadas dentro do sistema, facilitando e agilizando muito o processo;

GPRateio: Solução específica para açougues que compram o “boi inteiro”. Através de perfis de rateio, o açougue lança o peso do boi e o sistema faz o rateio proporcional por tipo de peça de carne, como por exemplo, cupim, picanha, patinho, etc.  Esse processo era manual antes da solução.

Ficou surpreso com a quantidade de ideias? Mas não para por aí não. Paulo realmente é o empreendedor que tem sede de mudança e enxerga oportunidades em setores carentes com serviços de tecnologia. Ele ainda criou mecanismos para soluções de armazenamento de receitas em óticas; controle de estoque feito para levantamento de dados em apenas algumas horas; backup de dados do sistema do cliente, que até então perdiam as informações dos computadores causadas por vírus e hoje pode ser armazenada em nuvem, entre outros.

Para ele inovar é crucial para se manter no mercado que está cada vez mais competitivo. “O mercado é pujante e sempre exige que façamos algo diferente para não sermos apenas “mais um” em um ramo com tanta concorrência. A pesquisa de novas soluções para facilitar, agilizar ou baratear custos para nossos clientes é constante”, avalia. No mercado de franquias há oito anos, Paulo pontua que ao longo desse tempo nunca perdeu um cliente para os concorrentes e que prioriza suporte e atendimento. “Temos hoje uma equipe de quase 20 profissionais, cinco carros e sete motos em todas essas cidades para fazer rapidamente os atendimentos presenciais que chegam em média a 500 por mês, além de 4 mil atendimentos remotos mensais”, conclui o empreendedor que administra loja física e o modelo home office nas cidades de Birigui, Araçatuba, Bilac, Penápolis, Campinas, Jundiaí e Ribeirão Preto, todas localizadas no interior do estado de São Paulo e que juntas possibilitam um faturamento (bruto) médio mensal de R$200 mil.