Há algum tempo vem crescendo no mercado brasileiro a necessidade de mão de obra qualificada e especializada. Neste contexto, os cursos técnicos profissionalizantes têm assumido um papel importante no ingresso de muitos brasileiros no mercado de trabalho. Levando em consideração tal potencial de expansão, o Grupo Prepara vem se destacando no setor educacional, oferecendo, por meio da marca Prepara Cursos, mais de 90 cursos em diversas áreas profissionais.
Com dez anos de atuação no mercado o Grupo Prepara foi pioneiro ao apostar no potencial de crescimento de cursos profissionalizantes, com foco para jovens entre 16 e 21 anos que estão em busca do primeiro emprego – nicho este que ainda não era explorado na época. Empresário de visão empreendedora, o fundador e presidente da empresa, Rogério Gabriel, decidiu em 2004 expandir ainda mais seus investimentos no segmento e lançou a marca Prepara Cursos, já apontada como a maior rede de franquias de cursos profissionalizantes do País.
Em 2014, o Grupo Prepara faturou R$ 290 milhões e conta hoje com mais de 800 franqueados. “Para 2015, prevemos um crescimento de 20% em nosso faturamento, pois a demanda continua grande mesmo em um cenário de incertezas econômicas e políticas”, explica Rogério. As expectativas promissoras vão ao encontro de dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), que também verificou recentemente o crescimento na demanda por mão-de-obra técnica qualificada, ao constatar que cerca de 70% dos técnicos recém-formados são contratados para atuar em sua área em menos de um ano após a conclusão de curso. “O grande diferencial dos cursos oferecidos em nossa rede é que os nossos alunos saem preparados para enfrentar o competitivo mercado de trabalho. Tanto que temos em nosso histórico mais de um milhão de alunos formados e atualmente atendemos mais de 200 mil alunos ativos”, ressalta Rogério Gabriel.
Histórico da marca
No início, os primeiros programas oferecidos pelo Prepara Cursos eram voltados à tecnologia e à informática. Apesar de ainda estarem entre os mais procurados, atualmente, a marca expandiu as suas atividades, dispondo de um portfólio bastante completo e abrangente, com o objetivo de atender diversas necessidades dos profissionais. São mais de 90 cursos em várias áreas, como Indústria e Energia, Administração e Negócios, Preparatórios, Carreiras Bilíngues, Áreas de Saúde e Inglês.
Após dois anos, devido ao sucesso da marca, o fundador do Grupo Prepara decidiu expandir seus negócios e lançou o sistema de franquias, que no começo contou com a adesão de apenas seis franqueados (antigos colaboradores do empreendedor). O sistema logo cresceu e hoje reúne mais de 630 franquias, distribuídas em 400 municípios brasileiros. “Com um conceito de metodologia inovadora, capaz de competir em um mercado com grandes players, os cursos têm um formato de ensino individualizado, que utiliza tecnologia para agregar ao aprendizado, o que era muito pouco explorado até então”, acrescenta Rogério Gabriel.
Apesar das perspectivas econômicas não serem muito animadoras, reflexo da crise mundial que vêm afetando negativamente vários setores, o franchising tem andado na contramão e sido apontado como uma oportunidade interessante para os investidores que pretendem aplicar seu dinheiro em um negócio rentável com possibilidades de crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2014, o faturamento do setor de franquias foi de 127 bilhões, o equivalente a um aumento de 7,7% em relação ao montante registrado no ano anterior, que foi de R$ 118 bilhões. Para este ano, a ABF estima que o faturamento do setor seja entre 7,5% e 9% maior do que em 2014. Já o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades, entre 9% e 10%.
Ruhama Rocha – Dezoitocom
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!