Cresce no Brasil o número de empreendedores entrando no mercado de energia solar para atuar na venda e instalação de placas fotovoltaicas para casas e empresas. Segundo dados do Portal Solar, franquia de energia solar mais conhecida do setor, em janeiro foram registrados 19 novos franqueados, o que corresponde a um novo entrante por dia útil no período. O Portal Solar Franquias recebe uma média de 1 mil candidatos por mês.
Segundo o relatório mensal, o crescimento no número de franquias foi da ordem de 15% no primeiro mês do ano, saltando de 126 unidades em dezembro de 2021 para 145. Os novos parceiros de negócio são de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Pinhais e Maringá (PR), Parauapebas (PA), Alagoinhas (BA), São Paulo (Capital), Rio de Janeiro (Capital), Caraguatatuba (SP), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE).
Estratégia solar
De acordo com o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, os constantes aumentos na conta de luz têm levado milhares brasileiros a adotar a “estratégia solar” para aliviar o orçamento familiar ou aumentar a competitividade empresarial. “A popularização da tecnologia tem alavancado o mercado de franquias de energia solar no Brasil.”
Com uma das menores taxas de franquia do mercado (a partir de R$ 35 mil), o modelo home-based do Portal Solar permite que novos empresários entrem em um negócio rentável e com fundamentos que apontam para um crescimento exponencial nos próximos 10 anos no País.
Sendo um franqueado Portal Solar, é possível atingir um faturamento entre R$ 30 mil e R$ 60 mil já a partir do terceiro mês de operação, com payback entre 4 e 7 meses e lucro médio entre 20% e 35% sobre o faturamento bruto dos equipamentos, sem considerar a margem do serviço de instalação – que poderá ser realizada pela equipe do franqueado ou do próprio Portal Solar.
Segurança e tranquilidade
O franqueado recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval que contém EPIs, uniformes, um drone e material de marketing.
Outra vantagem é a ausência de necessidade de estoque, pois a logística e a segurança dos equipamentos são responsabilidade da franqueadora em São Paulo, que possui equipe dedicada para acompanhar todos os processos.
“O diferencial do nosso modelo de franquia é que a parte mais complexa do negócio como CRM, engenharia, marketing institucional, estoque e a logística dos equipamentos são de responsabilidade do Portal Solar”, destaca Meyer, que também é membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).