Portal Solar Franquia registra crescimento de 40% e mira abrir mais 200 unidades em 2022

Com investimento a partir de R$ 35 mil, faturamento mensal de cada franqueado pode chegar a R$ 150 mil, retornando o investimento entre 3 e 6 meses de operação

O Portal Solar Franquia, franqueadora para venda e instalação de painéis fotovoltaicos, abriu 50 microfranquias neste ano, um crescimento de 40% em relação a dezembro de 2021. “Hoje contamos com 175 unidades espalhadas pelo País e pretendemos selecionar mais 200 empreendedores até o final de 2022”, afirma Rodolfo Meyer, CEO da companhia, que acaba de completar um ano no franchising brasileiro.

O funcionamento de uma franquia de energia solar é tão simples como qualquer outra. O franqueado, que pode atuar no modelo home-based, é responsável pela prospecção dos clientes e gestão comercial do negócio. O trabalho diário consiste em contatar e visitar os clientes, reunir as informações técnicas necessárias, enviar a proposta por aplicativo e acompanhar o processo até a instalação dos equipamentos. Não é necessário ter equipe de instaladores, pois o Portal Solar conta com uma rede de profissionais cadastrados para atender a todos os franqueados em qualquer parte do Brasil.

Com investimento a partir de R$ 35 mil, o faturamento mensal pode chegar a R$ 150 mil para cada franqueado, retornando o investimento entre 3 e 6 meses de operação. “Nós não exigimos experiências no setor de energia solar, mas buscamos parceiros com perfil comercial, visão empresarial, disposição para aprender e boa comunicação”, afirma Felipe Sapucahy, Gerente-Geral do Portal Solar Franquias.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor cresceu 10,7% em 2021, para R$ 185 bilhões. No ano passado, as franquias de serviço, como o Portal Solar, apresentaram o maior crescimento no período (22,9%), contribuindo para reduzir a taxa de desemprego no País. A projeção de faturamento para o setor de franquias é superar R$ 201 bilhões (+ 9%) em 2022.

O uso da energia solar em telhados e pequenos terrenos acaba de ultrapassar 1 milhão de sistemas instalados pelos próprios consumidores brasileiros em residências e empresas, movimentando mais de R$ 57,4 bilhões em investimentos e criação de cerca de 320 mil empregos nos últimos dez anos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia solar (ABSOLAR).

No total, são 11 gigawatts (GW) em operação no País, equivalente a uma usina do tamanho de Belo Monte (11,3 GW), no Pará, segunda maior hidrelétrica do Brasil. A projeção é chegar a 37 GW em 2031, movimentando cerca de R$ 122 bilhões, conforme projeções do Plano Decenal de Energia (PDE 2031), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Franqueado Lucas Braga se destaca no Rio de Janeiro

Pai de três filhos, o carioca Lucas Braga resolveu mudar de vida. Pediu demissão do cargo de executivo da América Latina da Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, e resolveu abrir uma franquia de energia solar no Rio de Janeiro (RJ). Em 4 meses, o microempresário vendeu 15 sistemas fotovoltaicos e recuperou os R$ 35 mil investidos.

Lucas Braga, 47 anos, disse que entrou cético no negócio, pois achava o investimento muito baixo para um negócio que se mostrava tão promissor. No quarto mês ele já estava com um faturamento de R$ 100 mil.

“Estudei diversas franquias de energia solar e escolhi o Portal Solar pela força da marca, pela qualidade dos equipamentos, mas principalmente pelo suporte da equipe de consultores desde o primeiro contato”, disse.

Braga disse que o segredo é fazer um bom atendimento e transmitir as informações corretas ao cliente, sempre de forma clara e simples. “Os clientes querem ver rápido o impacto na conta de luz, pois essa é uma despesa que não dá para deixar de pagar”, explica o franqueado. “Eu pego a última conta do cliente, mostro quanto ele está pagando por kilowatts. Depois eu calculo quanto o sistema vai custar e quanto vai gerar de energia elétrica.”