A Odonto Special anuncia o lançamento da unidade Vila Mascote, na Zona Sul de São Paulo. A franquia fica na Avenida Santa Catarina, 2005, e pertence à dentista Letícia Toiomoto e ao administrador Fernando Kanadani. O casal já possuía três clínicas próprias e optou pela conversão de bandeira de uma delas.
Segundo Letícia, a ideia de investir em uma franquia surgiu no ano passado. Na época, a clínica da Vila Mascote apresentava uma rentabilidade abaixo do esperado. “Acreditamos que seguir um formato padronizado poderia ajudar a aumentar o faturamento da unidade”, comenta.
Em fevereiro deste ano, os franqueados conheceram a Odonto Special e assinaram o contrato dois meses depois. O casal conseguiu uma condição especial pontual com a franqueadora. “Em uma situação de crise é preciso pesquisar por oportunidades, que sempre estarão lá para quem estiver atento”, destaca Kanadani.
De acordo com Felipe de Abreu, mestre em Odontologia e sócio da rede, a conversão de bandeira é uma prática vantajosa para o profissional. “A Odonto Special oferece um modelo de negócio rentável, que promove mais estabilidade à clínica”.
Além disso, as unidades contam com equipamentos de última geração e recebem suporte para ações de marketing, gestão, liderança, entre outras. “Seguimos um alto padrão de qualidade, que faz da Odonto Special uma das opções mais seguras para quem deseja empreender na Odontologia”, diz Felipe de Abreu.
Outros diferenciais são a credibilidade e a visibilidade da rede. Sabrina Sato, empresária e apresentadora, é uma das sócias da marca. “A Odonto Special se destaca também por oferecer um atendimento completo e personalizado ao paciente”, comenta.
Medidas de seguranças
A franquia oferece serviços que incluem clínica geral, estética, ortodontia, cirurgias, implantes, periodontia, endodontia, odontopediatria, harmonização facial e próteses.
Por causa da pandemia, a rede reforçou os procedimentos de biossegurança. Os pacientes devem higienizar as mãos com álcool em gel 70% ao entrar na clínica e depois preencher um formulário com perguntas sobre saúde e risco ao novo vírus. Para evitar aglomeração na recepção, a franquia aumentou o intervalo entre os agendamentos.
Durante o tratamento, o profissional utiliza máscara (N95), protetor facial, jaleco tradicional e jaleco de cirurgia descartável. A cada paciente, a sala de atendimento recebe limpeza com desinfetante hospitalar. No caso de atendimento com uso de spray (motor), aguarda-se duas horas para receber o próximo cliente.
“Essas medidas têm o objetivo de proteger os profissionais e pacientes da rede, a fim de trazer mais segurança a todos”, comenta Felipe de Abreu.
Franquia: investimento mais seguro
De acordo com Sidney Eduardo Kalaes, sócio da Odonto Special e presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multisetorias com 26 anos de atuação no setor, franquias são uma opção de investimento mais seguro mesmo na crise. “Trata-se de um modelo de negócio que deu certo e que pode ser replicado”.
Já no caso de começar uma empresa do zero, tudo depende do empreendedor. “O esforço é maior, exige meses ou até anos para encontrar o caminho do sucesso. E fazer isso no meio de uma crise só aumenta o risco”, destaca Kalaes. E acrescenta: “Franquia oferece um padrão de operação em todas as áreas do negócio. O franqueado ainda tem o suporte da franqueadora para tirar dúvidas ou fazer adaptações”.
Nos próximos cinco anos, a Odonto Special pretende inaugurar 100 unidades na região metropolitana de São Paulo. Atualmente, a rede conta com 9 franquias, incluindo unidades em operação e em implantação.
Tecnologia de ponta
Todas as clínicas da rede utilizam a câmera intra-oral nos tratamentos, que substitui o antigo espelhinho e ajuda na detecção e prevenção de doenças bucais.
Outro diferencial é o serviço Home Care. Nessa modalidade, o dentista vai até o paciente e realiza o procedimento. É uma alternativa para diferentes situações, como a atender pessoas acamadas ou impossibilitadas de irem até a clínica.
A Odonto Special também inova com o Odonto Kids, um ambiente acolhedor e diferenciado para o atendimento de crianças; e com o Melhor Idade, programa formado por uma equipe especializada no tratamento de pacientes idosos.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o mercado odontológico fatura mais de R$ 38 bilhões por ano. Per capita, o Brasil possui o maior número de dentistas no mundo, com 319 mil profissionais.
Para ser proprietário de uma franquia da Odonto Special, o investimento varia entre R$ 230 mil e R$ 270 mil. O prazo médio de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.