Plié investe em expansão e prevê chegar a 100 lojas no país nos próximos três anos

Investimento aumentou em 60% o quadro de funcionários e projeta que a empresa 100% brasileira se posicione como uma das principais players do setor de lingerie, shapewear e sportswear

Com um aumento de 60% no investimento no orçamento de expansão, a Plié, marca 100% brasileira que está há mais de 20 anos no mercado de shapewear, prevê chegar em 2026 a 100 lojas espalhadas pelo Brasil, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, ampliando sua presença também territorialmente, já que hoje em dia as unidades estão concentradas no sudeste do país. Com o investimento, a marca se destaca como geradora de empregos, com o aumento de 60% do quadro de funcionários da empresa.

De acordo com pesquisa levantada pelo IEMI – Inteligência de Mercado – no Brasil, o setor de lingerie aumentou no ano de 2021 em relação a 2020, de 704 milhões para 799 milhões de peças fabricadas. A pesquisa indica ainda que em 2022 o mercado continuou obtendo crescimento no Brasil, que supera em 8% o de 2020. De olho nesse cenário, a empresa identificou uma oportunidade de mercado com a crescente demanda por produtos de lingerie, tanto por mudanças no comportamento das consumidoras quanto na busca por novas modelagens para roupas íntimas.

“A Plié é uma marca forte e reconhecida no mercado brasileiro. Diversificação de produtos faz parte do nosso dia a dia de negócios e este também é um ponto estratégico para determinar o timing da nossa expansão. Vamos oferecer cada vez mais diferentes estilos, designs e categorias de produtos para atender a uma variedade de desejos e necessidades”, explicou Ron Horovitz, acionista da Plié.

Esse quadro favorável do setor traz um retorno considerável aos franqueados, com lucro líquido estimado em 10 a 12%, com o valor de investimento estimado inicial em R$400 mil, já com taxa de franquia, com um capital de giro de R$50 mil. Segundo Horovitz, vale ressaltar que qualquer expansão de marca requer uma análise cuidadosa do mercado, planejamento estratégico e recursos adequados para garantir o sucesso do projeto. “Um dos principais pontos que colocamos em pauta atualmente quando falamos em expansão de marca são as condições macroeconômicas do país. Porém, como a Plié é parte de um grupo empresarial sólido, conseguimos proporcionar condições que atraem esse investidor que poderia, em algum momento, ter dúvidas em relação ao investimento por causa de uma alta na taxa de juros, por exemplo”, lembrou.

Um outro ponto relevante para a Plié ter e levar segurança para o mercado com a expansão é quanto à qualidade de seus produtos. São peças desenvolvidas com tecnologia própria e a verticalização da cadeia produtiva, que possibilita preços justos e a rápida reposição nos pontos de venda. Além disso, a diversidade apresentada pelos produtos da Plié ainda é pouco explorada no país, abrindo espaço para um grande crescimento.

O estudo elaborado pelo IEMI apontou também o aumento de 8,7% na quantidade de produtores de moda íntima no Brasil em 2022, o que incentivou a contratação de empregados e geração de novos empregos. O número de trabalhadores no segmento aumentou de 147,6 mil para 159,7 mil no mesmo ano.

A empresa também ampliou sua presença em feiras e eventos e intensificou a divulgação da marca nas redes sociais. “Nós pretendemos estar presentes nos principais centros comerciais do país, o que esperamos que fortaleça ainda mais a marca e aumente as vendas em outros canais da empresa (multimarcas, e-commerce, exportação), se posicionando como um dos três principais players do setor”, concluiu Horovitz.

Com 25 lojas em operação, a Plié esta em processo de seleção de franqueados para diversas cidades do Brasil. O foco são shoppings centers voltados ao público A e B. Cada loja requer um investimento aproximado de R$400 mil, incluindo investimento em obra civil, capital de giro, taxa de franquia e estoque inicial. O retorno de investimento acontece de 24 a 30 meses, com um lucro líquido de 10% a 12%.