Plataforma permite controle em tempo real entre franqueadores e franqueados

Como toda relação, a que existe entre franqueadores e franqueados precisa manter uma comunicação efetiva para não haja ruídos e falhas. Com a implementação de diferentes sistemas pode-se perder o controle sobre o que acontece em cada uma das franquias e isso pode prejudicar a eficácia do negócio. Mas, a tecnologia tem uma solução que permite a sincronização dos dados em tempo real para que esse modelo de negócio seja transformado digitalmente. 

A LinkApi é uma startup de tecnologia que oferece uma plataforma de Integração como Serviço (IPaaS), que proporciona a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura. Ela é a responsável pelas integrações em tempo real que permitem, por exemplo, a validação de crédito ao realizar um pagamento ou a sincronização de dados entre o sistema central de um franqueador com todas as unidades de franquia.

Entre os clientes ativos da LinkApi estão algumas redes de franquias como a Multicoisas e a Sapore. Para esses o maior benefício de ter implementado o sistema é a sincronização de dados. Com a comunicação das APIs (Application Programming Interface), as empresas garantem que seus ERPs e demais sistemas de controle estejam sempre atualizados de forma automática, comunicando os sistemas das lojas/pontos de venda com um controle central.

Desta maneira, a equipe de desenvolvimento/tecnologia ganha uma liberdade maior para pensar em iniciativas que melhorem a experiência do usuário nas franquias, ao invés de focar no desenvolvimento “manual” da base de código das APIs. Já os times de supply chain conseguem se organizar da melhor maneira para melhorar a eficácia e até reduzir custos para o negócio.

De acordo com relatório da consultoria Zion Market Research, de 2017, o mercado global de gerenciamento por APIs gerou cerca de US$ 609,32 milhões em 2016 e deverá atingir, aproximadamente, US$ 3.436,16 milhões até 2022, crescendo a uma taxa de 33,4% entre 2017 e 2022. “Plataformas IPaaS (Integration Platform as a Service) deixam de ser uma aposta, e se tornam a real solução dos problemas de quem administra e lida com softwares diariamente”, completa Thiago Lima, CEO e fundador da LinkApi.

A LinkApi é uma solução pensada não só no desenvolvedor e responsável por T.I., mas também na experiência do consumidor final de cada uma das plataformas que a startup auxilia. “O ciclo e fluxo do consumidor é olhado de perto quando desenvolvemos e auxiliamos nossos clientes, já que é para eles que estamos fazendo algo, por isso, trabalhamos em conjunto com os desenvolvedores de cada empresa, para passar a melhor experiência para seus consumidores finais”, explica Thiago.