Em uma cidade conhecida por suas belezas naturais como Sinop (MT), com várias atrações turísticas e opções gastronômicas locais super tradicionais, duas empreendedoras que vieram do ramo da arquitetura e da engenharia enxergaram uma ótima opção de negócio. Pizzas pré-assadas! Por que não?! Parece estranho, considerando suas respectivas formações profissionais. Mas, essa é a nova aposta de Edilaine Catarina Rondon, 35 anos, estudante de arquitetura e urbanismo, e de Cristina Catarina Rondon, 40 anos, engenheira agrônoma.
As empresárias, ambas naturais de Cuiabá, perceberam em Sinop um público-alvo sedento por novidade nesse segmento. Afinal, assim como em vários lugares do país onde, na maioria das vezes, só existem as congeladas, as pizzas pré-assadas só podem ser encontradas em supermercados, com poucas variedades e altos preços. Por isso, elas inauguram hoje a primeira unidade da Rede Leve Pizza, rede de pizzas pré-assadas pioneira nesse segmento no Brasil, e a primeira da cidade.
Animadas com a estreia desse mercado em Sinop, elas adiantam. “Nossa meta é começar com a venda de 1,8 mil pizzas ao mês e ir progredindo, gradativamente. Em quatro anos, pretendemos atingir 10 mil pizzas vendidas mensalmente”, diz Edilaine.
Mesmo antes de inaugurada, as expectativas são altas. “Nosso objetivo é conseguir, dentro de um período de seis meses, estabilizar a questão financeira do negócio, e conseguir nos manter com as próprias pernas. Dentro de dois anos, esperamos conseguir recuperar o investimento e reinvestir novamente”, acrescenta ela, confiante. Ela conta que visa a possibilidade de poder expandir o negócio Rede Leve Pizza, principalmente, durante os cinco primeiros anos, abrindo outras unidades nessa mesma região.
Visão otimista para quem veio de áreas completamente distintas não? Nos últimos anos, Cristina trabalhava como autônoma no ramo de projetos agropecuários, e Edilaine, com ela, na área administrativa. E foi, ao conhecer uma unidade da Rede Leve unidade Arena Pantanal, da Rede Leve Pizza, em Cuiabá, que Edilaine se impressionou com o preparo, sabor e preço. “Mas o que mais me atraiu na rede foram as possibilidades de retorno de investimento; no meu ponto de vista, muito satisfatório!”, explica Edilaine, que também já atuou anteriormente em lanchonete, produção e venda de salgados, bolos e pizzas.
Desafios pela frente
No entanto, elas admitem que ultrapassar esse período de crises econômica e política no país ainda é um desfaio assustador. Apesar de lidarem com alimentação – um segmento que ainda não sofreu muito com a crise –, as investidoras estão cientes que todo o comércio brasileiro ainda tem sentido os efeitos da situação atual brasileira. “Por isso, pretendemos fazer o possível para fidelizar o cliente e administrar o negócio de forma econômica no dia a dia, buscando sempre os melhores preços com os fornecedores, evitar dívidas e trabalhar com uma equipe enxuta”, acrescenta.
Além disso, a dupla já planeja ações inovadoras para atrair clientes e fidelizar os mesmos. E isso inclui participação em eventos da cidade, panfletagens em ginásios de esportes, faculdades, escolas, e afins, e até mesmo a criação de um Espaço Kids na loja, com direito à brincadeiras que envolvam pais e crianças e entregas de brindes. “No entanto, o primordial ainda é o atendimento! Nossos funcionários devem ter como regra, sorriso e simpatia com os clientes”, lembra.
No entanto, as empresárias sabem que o caminho até o sucesso é longo. “Estou aberta para novos aprendizados e sei que preciso ser persistente para que as coisas possam acontecer. Acredito que minha maior habilidade no dia a dia, que é o contato direto com pessoas (clientes e fornecedores) vai ser um dos fatores determinantes nesse processo!”, finaliza.
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