Petland inaugura “loja-contêiner”: unidades modulares oferecem mobilidade e custo fixo para empreendedores

Lojas de 36 m² têm capacidade de 800 banhos/mês e foram planejadas para os franqueados que queiram expandir a capacidade de atendimento ao público

A Petland, franquia de pet shops de bairro que mais cresce no Brasil, inaugurou em outubro a sua primeira loja modular móvel. O projeto faz parte da estratégia de crescimento e inovação da rede, e já está disponível para franqueados de todo o território nacional.

A primeira unidade neste modelo já foi aberta e está localizada no bairro do Butantã, na capital paulista. A loja apresenta todas as características das demais lojas da rede, mesmo com o formato reduzido, de apenas 36m². As unidades móveis têm estrutura completa para a venda de produtos variados e serviço de banho e tosa, com potencial de atendimento de até 800 banhos/mês.

De acordo com a Petland, o custo para implantação das lojas modulares da Petland é previsto a partir de R$ 250 mil, e o projeto é oferecido inicialmente para os franqueados da rede como segunda ou terceira loja.

A ideia é que os empresários possam experimentar pontos comerciais e freguesias em áreas ou de muita demanda, ou sem presença de serviços de banho e tosa próximos, e com preços competitivos. A previsão de faturamento pode variar entre 50 e 70 mil reais mensais, e o lucro líquido para o franqueado é de 15% a 20%.

Com mobilidade e sem surpresas | “Uma das principais vantagens da unidade modular é seu custo fixo para o franqueado, e a rapidez com a qual é possível abrir a loja” – comenta Nickson Vilas Boas, sócio-diretor da marca Petland&CO. Ao aderir ao projeto, o franqueado não encontrará surpresas durante a montagem do espaço, como acontece na hora de reformar um espaço para instalar uma unidade convencional. Ou seja, as lojas modulares da Petland dispensam reformas ou adaptações em imóveis mais antigos, o que significa que a unidade passa a funcionar e gerar fluxo de caixa mais rapidamente.

Além disso, as lojas modulares são móveis. Ou seja, é possível experimentar pontos variados de uma cidade para chegar a um local ideal em relação ao fluxo de clientes potenciais e a demanda”. Ao fim de uma temporada, ou se acreditar que outro ponto pode ter um retorno mais interessante, o responsável pela unidade pode mudar a loja de localização, e atender uma nova clientela.

Vilas Boas explica que a ideia surgiu após a Petland detectar que, em algumas lojas, a demanda é tamanha que as equipes são obrigadas a recusar o agendamento de banho e tosa. Ou seja, observaram que algumas unidades precisariam de uma “expansão” na infraestrutura de alguns pontos nos quais é impossível alterar a infraestrutura, ou abrir uma nova loja convencional. “Esse é o tipo de situação na qual a loja modular surge como uma expansão da primeira loja do franqueado, que consegue oferecer o preço, mix de produtos e serviços da Petland na mesma área em que atua”.

Outro atrativo está relacionado à dificuldade de se encontrar pontos comerciais com bom custo-benefício em áreas de diversas cidades. Muitas vezes, o ponto comercial é ideal, mas os altos custos dos imóveis tornam a empreitada mais difícil. Pensando na interação com outros pontos do comércio, a loja modular também permite que a unidade seja instalada em estacionamentos de pontos como supermercados, ou no espaço de postos de conveniência, por exemplo.

Sustentabilidade | Além disso, por chegar pronta para a instalação, as unidades modulares são uma opção sustentável. Como todo o projeto é feito fora de um canteiro de obras, a montagem não gera resíduos e entulhos, fica livre de problemas relacionados às intempéries do clima, e garante melhor produtividade na instalação. Os níveis de ruído na vizinhança e o consumo de energia também são menores desde a concepção do projeto até a entrega da unidade. Além disso, por exigir menos processos de limpeza, também consome menos água até a entrega.

Para além da loja-piloto do Butantã, o plano da Petland&CO é que mais unidades estejam funcionando o quanto antes. Os franqueados Petland que efetuaram pedidos até dezembro de 2022 devem receber as unidades em março de 2023.