Petland chega a Belém do Pará

A cidade de Belém é a mais nova capital integrante da rede de lojas da Petland, do Grupo Brasil Pet. A primeira unidade aberta no sábado (26) fica na Avenida João Balbi, no bairro Umarizal, região nobre e central da cidade. 

A expansão da franquia na região Norte e a chegada no estado do Pará consolida o crescimento de toda a rede, comprovando o sucesso do modelo de negócio da marca. Quem assume o comando da primeira unidade de Belém é Osvaldo Miranda, que conheceu a Petland em uma feira de franquias em São Paulo. “Trabalho no segmento de petróleo há muitos anos, mas resolvi mudar o foco dos negócios. Há muito tempo resgato animais de rua maltratados, cuido, recupero, castro e encontro um lar para eles. Por isso, escolhi o mercado pet, com o qual tenho me dedicado, para investir”, conta o franqueado. 

Apesar de ter uma grande paixão pelos pets, não foi esse o único fator que influenciou Miranda a olhar para este mercado. Ele reconhece que, mesmo com a estagnação da economia no país, o setor pet continua crescendo e precisa se fortalecer na capital paraense. “O mercado de pet shops em Belém ainda é muito amador. Trazer uma rede consolidada e qualificada para a cidade é uma excelente oportunidade de negócio”, explica. 

Atualmente, a Petland tem mais de 100 lojas, distribuídas por 16 estados. O objetivo é chegar a 400 unidades até 2022. A rápida expansão deve-se ao modelo de negócios bem-sucedido da marca americana, presente em 19 países, que vem sendo replicado no Brasil, desde o início das operações, em 2014. 

“O Brasil possui a segunda maior população de cães e gatos do planeta e é o terceiro maior mercado do mundo em faturamento. Este, apesar da crise, vem crescendo 7% ao ano”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland

A operação brasileira adota um modelo diferenciado. A expansão da rede acontece não somente por meio da abertura de novas unidades, mas também através da conversão de bandeira ou lojas que já existem. A Petland acredita que a gestão pode transformar o varejo pet no Brasil. Por isso, os franqueados têm à disposição um suporte completo, que inclui treinamentos nas Universidades Físicas e Online, Programa de Apoio Petland (PAP), Ferramentas de Gestão e participação em eventos e convenções de vendas. 

Para se manter competitiva, a Petland tem uma gestão apoiada por quatro pilares: Atendimento baseado em transmissão de informação ao cliente; Experiência de compra real aos visitantes; Responsabilidade Social; e Política de Preço Justo têm dado certo. O prazo de contrato com o franqueado é de cinco anos, e o retorno vem de 29 a 36 meses. 

Clínicas veterinárias 

A rede de clínicas veterinárias Dra. Mei, outra franquia do Grupo Brasil Pet, é um modelo de negócio que valoriza a Medicina Veterinária preventiva de forma democrática e com preço justo a toda população. Os serviços oferecidos trazem como diferenciais competitivos o agendamento para todos os procedimentos, o que reduz o tempo de espera, além de melhorar a experiência do cliente. Além disso, o uso da tecnologia nos prontuários 100% digitais permite unificar as informações e melhora a qualidade nos processos. As operações podem ser dentro de unidades Petland e também de forma independente. Em 2019, mais 20 unidades Dra. Mei devem ser abertas, e a estimava é chegar a 250 clínicas até 2022. 

Marca própria 

Entre outras novidades que o Grupo Brasil Pet introduziu na rede de lojas estão os produtos de marca própria Pet Choice, que oferecem qualidade, preço competitivo e apresentam um design moderno e divertido. Atualmente, são vendidos areia para gato, tapete higiênico, snacks e caminhas. Todos os produtos vendidos da Pet Choice têm um percentual revertido à Aila (Aliança Internacional do Animal), ONG que atua em prol dos animais há 19 anos no Brasil e a primeira a apoiar o trabalho da Petland no país. Outras categorias de produtos como brinquedos e acessórios serão incorporados ao portfólio ao longo de 2019.