A rede de franquia de pet shop Petland concluiu o ano de 2019 com 15 novas unidades, que passaram a fazer parte de uma rede de 100 lojas em todo o Brasil, número alcançado com apenas cinco anos e meio de atividade. “No ano de 2019, estreamos na região Norte nas cidades de Manaus (AM) e Belém (PA) e ampliamos a presença no Nordeste, com a novidade da cidade de Teresina (PI), onde temos outras duas lojas em processo de implantação, que abrem no primeiro semestre de 2020. Além disso, assinamos contrato nos estados da Bahia e Sergipe”, comenta Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland Brasil.
O destaque vai para o crescimento em faturamento anual, que entre 2018 e 2019 saltou de R﹩ 95 milhões para R﹩ 115 milhões, alta de cerca de 20%. Agora, o objetivo é concluir 2020 com R﹩ 140 milhões em faturamento. Os bons resultados transformaram o Brasil no segundo maior mercado para a Petland no mundo em termos de vendas, e o primeiro em número de unidades.
“Nossa meta agora é vender 40 novas franquias no Brasil todo, com foco em cidades no interior de São Paulo de pequeno a médio porte, entre 100 mil e 200 mil habitantes, como Jacareí, Hortolândia, Rio Claro, Itapetininga, Sumaré, Mogi Guaçu Salto, Tatuí, Leme, Assis, entre outras.”
Já a aposta no e-commerce vem de um investimento de R﹩ 3 milhões na plataforma do site Geração Pet, que utilizará como suporte logístico lojas físicas já existentes da Petland, para oferecer agilidade na entrega das compras. “Nossas unidades serão como minicentros de distribuição. Vamos plugando as lojas. Neste primeiro semestre, devem ser 30 lojas conectadas. Todavia, temos um centro de distribuição convencional, então onde não houver loja, o CD entrega, mas o objetivo é principalmente alavancar a venda dos franqueados”, explica o CEO.
Para continuar o ritmo acelerado de crescimento, a companhia continua investindo na qualificação de mão de obra, por meio de ferramentas como a Universidade Petland, que dá treinamento para franqueados e equipes, mas parte para novidades como a reabertura de lojas próprias, que funcionarão também como laboratório para treinamentos e novas ações da marca. Na capital paulista já são duas: Moema Índios e a recém-comprada Petland Mooca.
Crescimento estruturado. O objetivo é continuar crescendo, mas de maneira bem fundamentada. “Em estados com mais de 20 lojas, como Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estamos em busca de um novo perfil, alguém que não tenha que cuidar de duas, três lojas, e que se concentre unicamente no desenvolvimento de uma região – explica Albuquerque – dessa forma, esse empresário vai gastar a energia dele somente nessa atividade, e não no gerenciamento cotidiano das unidades. A matriz vai oferecer todo o suporte para que a implantação ocorra. Ninguém vai fazer nada sozinho”.
O balanço é positivo também na outra bandeira do grupo, a clínica veterinária Dra. Mei, criada ainda em 2018, e que tem como meta abrir mais 20 unidades no Estado de São Paulo, que devem se juntar às outras 16 já existentes. A novidade é a abertura de unidades na rua com destaque para fachada de Dra. Mei.