Petland avança com expansão de lojas no Rio Grande do Sul

Com pet shops em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Rosa, a empresa chega à cidade de Tapejara, levando atendimento personalizado e qualidade nos serviços aos donos de pets.

O crescimento do mercado pet no Brasil tem movimentado os negócios nos segmentos de pet shop, clínica veterinária, produtos e serviços dos mais variados. Dados do Instituto Pet Brasil apontam que o setor deve crescer 13,8% em 2021 e chegar a R$ 46,5 bilhões em faturamento. No Rio Grande do Sul, a expansão está sendo acelerada com a operação de redes de franquia como a Petland, que também tem participado ativamente da profissionalização do setor.

“Estamos acompanhando o desenvolvimento das lojas, principalmente no interior do estado, é como um ‘tsunami’ que está indo na direção capital-interior e vai tomando conta de todas as cidades”, afirma o empresário Jonas Ziani Pradel, máster franqueado da Petland no RS.

Atualmente com seis lojas em operação e duas em obras no estado, nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Rosa e Tapejara, a empresa tem metas ambiciosas de chegar a 50 unidades nos próximos cinco anos. “Oferecemos aos empreendedores modelos de loja que podem ser implantados em cidades pequenas, médias e grandes. Estamos chegando em Tapejara, por exemplo, que tem uma população menor que 20 mil habitantes”, explica Jonas.

Em 2018, ele e o irmão e também sócio Endrigo Ziani Pradel abriram a loja própria na Av. Benjamin Constant, no bairro de São Geraldo e, desde então, a rede tem ganhado novas unidades. Para se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo, a Petland aposta na transmissão de conhecimento, capacitação dos colaboradores e constante aprimoramento nos processos. O balanço tem sido bastante positivo. A rede teve um crescimento de 173% no RS.

Segundo Endrigo, a equipe de profissionais – vendedores, banhistas, tosadores e veterinários – atuam como consultores para entender as necessidades de cada cliente e seu animal de estimação.

“Sempre buscamos entregar a melhor experiência para o cliente. Nosso trabalho está pautado no desenvolvimento de pessoas e melhorias dos processos. Com isso, entregamos um conceito diferente de atendimento, baseado na transmissão de informação. Quando aplicamos esse modelo, o ticket médio aumenta, retemos o cliente e ele mesmo faz a divulgação espontânea de marca”, afirma Endrigo.

Aliado a isso tudo, ações de comunicação nas mídias sociais, estratégias de campanhas de CRM por meio de email marketing, SMS e telemarketing, pós-venda qualificado e campanhas offline em eventos e parques da cidade têm contribuído com os resultados da rede. A expectativa da empresa é atingir oito milhões de reais em faturamento no RS até o final do ano.

A empresa também tem um projeto de conversão de bandeira já formatado para dar mais velocidade na expansão da rede no RS. “Na prática, os lojistas interessados em entrar para a Petland terão acesso às ferramentas de gestão e marketing e ao poder de compra junto aos principais fabricantes do setor, além de outros benefícios de ser franqueado da marca”, diz Jonas.