A região da Península, em São Luís, entrou para o mapa da rede de franquia de pet shops da Petland, do Grupo Brasil Pet. A loja é a terceira no estado do Maranhão e pertence a mesma proprietária, que decidiu expandir os negócios na Avenida dos Holandeses, s/n, quadra 08, lote 02, conhecida como Ponta D’Areia.
A franqueada Ana Gisely Mendes Pinheiro, advogada especialista em Direito Tributário, é um exemplo de que investir nesse modelo de franquia é garantia de retorno. Proprietária de duas lojas Petland em São Luís, inaugura agora a terceira. Apesar de ter trabalhado em uma área completamente diferente, Ana já tinha contato com o mundo pet. “Minha família já trabalhava no ramo de rações, e observava que esse mercado era muito promissor. Com o tempo, decidi investir no mercado de uma forma mais ampla”, conta a franqueada.
Mesmo estimulada em ver um setor em crescimento, Ana não sabia por onde começar. “Procurei vários modelos de negócios e a Petland foi a que mais me chamou a atenção. Pela seriedade do negócio e também pelas ações sociais que a empresa realiza em diversas lojas com os eventos de adoção que ajudam a encontrar lares para animais em situação de abandono, e gatis de adoção. Além disso, nos encantamos ao entrar em uma Petland”, explica.
O sucesso das duas lojas (Cohama e Holandeses) deve ser replicado apostando na terceira unidade, localizada numa região nobre da capital maranhense. Ana alerta que o trabalho é árduo, e para se destacar, é preciso enfrentar desafios diariamente. “O mercado está sim em expansão, mas precisamos sempre ter criatividade e inovação quando o assunto é pet. Investimos em uma equipe de qualidade, que está em constante capacitação, para continuar atendendo bem nossos clientes,” conclui.
Na avaliação da franqueada, “a concorrência é saudável, pois nos leva a melhorar sempre, buscando preços atrativos para os clientes, sempre respeitando o espaço de cada um, sem falar que também somos geradores de emprego”.
Atualmente, a Petland tem 100 lojas, distribuídas por 16 estados. O objetivo é chegar a 400 unidades até 2022. A rápida expansão deve-se ao modelo de negócios bem-sucedido da marca americana, presente em 19 países, que vem sendo replicado no Brasil, desde o início das operações, em 2014.
“O Brasil possui a segunda maior população de cães e gatos do planeta e é o terceiro maior mercado do mundo em faturamento. Este, apesar da crise, vem crescendo 7% ao ano”, afirma Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland.
A operação brasileira adota um modelo diferenciado. A expansão da rede acontece não somente por meio da abertura de novas unidades, mas também através da conversão de bandeira ou lojas que já existem. A Petland acredita que a gestão pode transformar o varejo pet no Brasil. Por isso, os franqueados têm à disposição um suporte completo, que inclui treinamentos nas Universidades Físicas e Online, Programa de Apoio Petland (PAP), Ferramentas de Gestão e participação em eventos e convenções de vendas.
Para se manter competitiva, a Petland tem uma gestão apoiada por quatro pilares: Atendimento baseado em transmissão de informação ao cliente; Experiência de compra real aos visitantes; Responsabilidade Social; e Política de Preço Justo têm dado certo. O prazo de contrato com o franqueado é de cinco anos, e o retorno vem de 29 a 36 meses.
Clínicas veterinárias
A rede de clínicas veterinárias Dra. Mei, outra franquia do Grupo Brasil Pet, é um modelo de negócio que valoriza a Medicina Veterinária preventiva de forma democrática e com preço justo a toda população. Os serviços oferecidos trazem como diferenciais competitivos o agendamento para todos os procedimentos, o que reduz o tempo de espera, além de melhorar a experiência do cliente. Além disso, o uso da tecnologia nos prontuários 100% digitais permite unificar as informações e melhora a qualidade nos processos. As operações podem ser dentro de unidades Petland e também de forma independente. Em 2019, mais 20 unidades Dra. Mei devem ser abertas, e a estimava é chegar a 250 clínicas até 2022.
Marca própria
Entre outras novidades que o Grupo Brasil Pet introduziu na rede de lojas estão os produtos de marca própria Pet Choice, que oferecem qualidade, preço competitivo e apresentam um design moderno e divertido. Atualmente, são vendidos areia para gato, tapete higiênico, snacks e caminhas. Todos os produtos vendidos da Pet Choice têm um percentual revertido à Aila (Aliança Internacional do Animal), ONG que atua em prol dos animais há 19 anos no Brasil e a primeira a apoiar o trabalho da Petland no país. Outras categorias de produtos como brinquedos e acessórios serão incorporados ao portfólio ao longo de 2019.