Período de sazonalidade de inverno: bons para uns e ruins para outros

Publicado em 25/06/2014 por Bruna Santos de Souza | Ultima Atualização em 04/07/2014

Boa parte das franquias hoje sofre algum efeito da sazonalidade. Umas mais que as outras, isso porque elas trabalham com algum produto específico como é o caso dos hotéis, das sorveterias e lavanderias. Porém a sazonalidade de inverno atinge de forma diferente os comércios. Uns tem que se virar para não deixar o lucro da empresa cair, já outras tem que se preparar para conseguir continuar atendendo bem, mesmo com a alta procura.


Para enfrentar o período, a Chiquinho Sorvetes lançou no último dia 16 de junho um novo cardápio, nomeado como Delícias de Inverno (nas regiões Norte e Nordeste a carta é chamada de “Delícias da Estação”). O cardápio conta com 10 novos sabores, que mesclam ingredientes como chocolate especial, frutas, caldas, chantilly e bolo de micro-ondas, sendo que todos eles estão em temperatura ideal para contrapor o clima frio. O objetivo da campanha é dar início a mudança da cultura do consumo de sorvete no Brasil, mantendo as vendas em alta nas estações do outono e inverno.


No País é comum as pessoas só consumirem sorvetes no verão, segundo dados estatísticos um brasileiro consome em torno de três litros por ano. “Fora do Brasil o sorvete não é visto como sobremesa e sim como alimento, como de fato é se levarmos em conta o seu valor calórico. Sem falar na cultura de consumo totalmente diferente da nossa, que em geral é vinculada a altas temperaturas”, disse Samuel Pinato, diretor de novos negócios da Chiquinho Sorvetes.


O cardápio de inverno foi implantado em 2010, e a rede contabilizou o aumento de 30% nas vendas, durante o período. Atualmente a Chiquinho Sorvetes possui 340 lojas. O faturamento da empresa em 2013 foi de R$ 104 milhões, e a projeção para este ano é que a renda atinja os R$ 190 milhões.


Já o cenário para a rede Quality Lavanderia, marca pertence ao Grupo Acerte Franchising, o momento é de lucros. De acordo com José Ventura, gerente de expansão da Quality Lavanderia, é no inverno que as pessoas mais procuram lavar as suas roupas fora de casa, isso porque no Norte e no Nordeste do Brasil o tempo úmido não facilita a secagem das roupas, e no Sul e Sudeste as baixas temperaturas também dificultam a secagem. A empresa conta com a lavagem tradicional e também a Quality Express. No qual a limpeza de roupas do dia a dia é realizada por cesto de roupas individuais, assim o próprio cliente pode executar o serviço em apenas 80 minutos ou deixar para que as atendentes da lavanderia o façam. 


“A mudança da vida do homem moderno, do hábito e até mesmo a dificuldade de encontrar uma empregada doméstica fez com que este estilo de limpeza das roupas, mais rápido e simples, se tornasse uma tendência de mercado”, explicou Ventura. O Quality Express existe há três anos e este ano foi apresentado na ABF Franchising Expo 2014. Além deste novo serviço, a Quality Lavanderia criou, em parceria com o site Climatempo, a Campanha Estação Quality. Entre os meses de junho e julho, os clientes da Rede poderão participar da promoção Previsão de Descontos, que concederá descontos para a limpeza de roupas de uso pessoal, de acordo com a temperatura local. A meta da campanha é aumentar o ticket médio das franquias, mas também é interagir com todos os clientes, independente da região que eles moram.


Atualmente a rede conta com 151 lojas e a previsão é de que mais 35 abram até o fim de 2014. O crescimento das vendas no ano passado, durante os meses de inverno, foi de 15%. A expectativa para este ano é de 20%. 

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Palavras-chaves: Franquias , Chiquinho Sorvetes