Pela terceira vez consecutiva, o Mercadão dos Óculos, terceira maior rede de óticas completa (óculos de grau e de sol) do Brasil, conquistou o Selo de Excelência em Franchising, o mais importante prêmio do mercado nacional de franquias, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Fundado em São José do Rio Preto (SP), o Mercadão dos Óculos entrou para o franchising em 2013 e, de lá para cá, saltou de pouco mais de dez unidades para mais de 250 comercializadas em todo Brasil.
“Atualmente a rede é considerada pela ABF como um dos melhores investimentos até R$ 200 mil. Isso só é possível graças ao nosso sólido modelo de negócio, que tem ajudado muitos empreendedores a montarem um negócio seguro e rentável”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.
Para se ter ideia, em 2018, o Mercadão dos Óculos nadou contra a maré negativa do setor óptico. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica), o mercado recuou 2,1% em relação a 2017. A marca, no entanto, cresceu 50% com um faturamento de R$ 120 milhões e abriu 80 novas unidades em todo país.
“Ao longo dos anos fortalecemos nosso papel como franqueadora, oferecendo suporte, consultoria de campo e treinamentos de qualidade. Além disso, nossos produtos seguem as últimas tendências de moda internacional, garantindo sempre excelentes opções para o franqueado”, acrescenta Freitas.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.
Sobre o prêmio e metodologia do SEF
O prêmio é resultado de uma pesquisa com os franqueados da rede, da qual demonstrou a satisfação dos investidores com o negócio em diferentes aspectos como, a franqueadora buscar soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da franquia; o suporte da franqueadora (treinamentos, reciclagem, consultoria de campo); os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado (comitês, convenções, encontros regionais); abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing; dentre outras.
Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.