Investindo em novo posicionamento à medida que identifica que os profissionais de hoje, e sobretudo os que atuarão no futuro, precisam ter cada vez mais habilidades que vão além do domínio de uma segunda língua, a Park Education, grupo que nasceu da rede Park Idiomas, tem promovido uma série de mudanças em seu posicionamento. A mais recente é a aquisição da escola de robótica voltada para crianças e jovens, a CODE8734. Com a implementação do novo negócio, o grupo passa a oferecer um hub de educação, alinhado às necessidades da sociedade em desenvolver competências fundamentais para a competitividade além da fluência em idiomas.
O lançamento da nova escola se soma à expertise na área educacional há mais de 20 anos e passa a incorporar o método de ensino criado para a Park Idiomas, o ‘natural learning’, que torna o processo de aprendizado mais simples, prazeroso e eficaz dos métodos tradicionais. Aplicado por meio de um professor facilitador, o aluno compreende o conteúdo de forma prática, em um ambiente maker, visto que os recursos e vivências utilizados em aula são baseados na vida do próprio aluno e desenvolvidos através de projetos desenhados por ele de forma colaborativa possibilitando assim a absorção melhor do conteúdo. A primeira unidade, em Divinópolis, já está em operação e a expectativa é que até janeiro de 2021 mais quatro sejam inauguradas nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Araxá e Varginha, em Minas Gerais, e Boituva, interior de São Paulo.
“Já sabíamos que o futuro seria bem diferente do que conhecemos hoje e a pandemia adiantou alguns processos. A tecnologia nos dá acesso a uma infinidade de possibilidades e nesse contexto várias profissões serão extintas enquanto outras surgirão. Haverá, portanto, uma grande demanda por profissionais com habilidades tecnológicas e cognitivas mais sofisticadas além das habilidades sócio-emocionais. As ‘hard skills’ e ‘soft skills’, tão importantes para a construção de uma vida próspera e feliz, não são ensinadas hoje nas escolas, então, o que queremos é ser essa solução”, explica Eduardo Pacheco, Co-CEO e Co-Founder da Park Education. A expectativa é que até 2023, a marca alcance 150 unidades, em todo o Brasil.
As aulas de programação e robótica acontecerão em um formato ‘open space’, conceito diferente da tradicional sala de aula, no qual os alunos dividem o mesmo espaço para trazer mais produtividade e modernidade à escola. O foco serão crianças e jovens, dos 8 aos 14 anos, e a mensalidade será a partir de R$249,00, com aulas presenciais, uma vez por semana. “A depender da internet, as pessoas já estão conectadas e é preciso agora desenvolver habilidades que as possibilitem assumir funções em empresas de qualquer lugar do globo. Os alunos utilizarão recursos que terão como objetivo orientá-los ao mercado de trabalho do futuro, com frente às diversas profissões, as quais irão requerer capacidade empreendedora, criatividade para gerar novos mercados e conhecimento profundo do mundo tecnológico”, explica o executivo.
Além desta investida, o recente retrofit pelo qual passou a Park Idiomas, que a transformou em Park Education tem como objetivo criar um hub de educação que vai ao encontro das necessidades atuais em desenvolver também competências para estar apto ao mercado de trabalho futuro. Para isso, o grupo vem investindo R$ 5 milhões em duas frentes de mudança: a implementação de novos cursos focados em negócios, empreendedorismo, marketing e criatividade, todos bilíngues e aliados ao conceito maker e interdisciplinar e outra, que otimizará os custos operacionais das unidades com o chamado ‘compartilhamento de alunos’ e permitirá o acesso dos alunos aos melhores professores de cada área de conhecimento trabalhada, os quais poderão, com a plataforma tecnológica, ser absorvidos onde quer que estejam. A ideia, que já vem sendo implementada, permite que o aluno comercializado por um franqueado possa assistir aulas em uma turma de outra unidade franqueada onde quer que seja no mundo.