Park Education busca expandir na região Centro-Oeste do país

Co-CEO da franquia comenta sobre o potencial de crescimento das redes de ensino

Ainda em ritmo de recuperação dos efeitos da pandemia, o crescimento das redes de franquias chegou a 8,8% em faturamento no 1ª trimestre deste ano, com uma receita de R$ 43,380 bilhões. Aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou R$ 39,881 bilhões, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising. Com a boa perspectiva de crescimento, algumas regiões do país também acabam sendo mais valorizadas por novos empreendedores. Segundo dados regionais coletados pela ABF, a região Centro-Oeste acumulou no ano passado um total de 15.171 unidades de franquias, o que equivale a um aumento de 9,4%, comparado a 2020, que tinha cerca de 13.874 negócios registrados.

Entre os setores mais promissores para os investimentos de franqueados estão os serviços educacionais, categoria que tem apresentado novos modelos de instituições de ensino e metodologias disruptivas. Na região central do Brasil, as franquias de educação chegaram a 1.321 unidades, que responderam pela criação de 14.326 oportunidades de emprego direto e com uma margem de lucro de mais de R$ 900 milhões faturados em 2021, segundo o relatório trimestral da ABF.

Entre as principais franquias de serviços educacionais que também marcam presença no Centro-Oeste está a Park Education, rede especializada em educação bilíngue, criatividade, tecnologia, empreendedorismo e soft skills. “Podemos considerar a região central como uma das mais promissoras do país. Com alto potencial para investimentos, é possível observarmos a oportunidade de crescimento do mercado de educação nessa área. Em estados como o Distrito Federal e Goiás, por exemplo, já temos cerca de 30 unidades da franquia, que surgiram principalmente a partir de 2019, constatando o impulsionamento do setor em uma região que não encontra dificuldades para o crescimento”, comenta Paulo Arruda, Co-CEO e Co-Founder da rede.

Com boas perspectivas de expansão, o franchising tornou-se o principal investimento dos novos empreendedores. “Ter uma franquia significa ter um nível de padronização de qualidade, que assegura a previsibilidade de resultados positivos no desenvolvimento das pessoas, fator fundamental para quem atua principalmente no ramo de educação. De modo geral, a qualidade está relacionada a processos, produtos e sistemas de gestão, fatores que fazem parte do fundamento de toda franquia”, finaliza o executivo.