O Brasil é conhecido como um país de grandes empreendedores. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, em março deste ano, houve a criação de 184.905 novos empreendimentos, alta de 28% em relação ao mês de fevereiro quando 144.501 novas empresas foram criadas. O número representa alta de 22,3% comparado ao montante de novos empreendimentos surgidos em março de 2014 (na época o total foi de 151.153).
O mercado que sempre agrega e comporta novos negócios, a cada dia se torna mais competitivo, e os clientes estão cada vez mais ativos e exigentes. Por esse motivo, até mesmo para pequenas empresas, as parcerias trazem muito benefícios.
A Encontre Sua Viagem é uma rede de franquias especializada em Turismo, criada em 2011 pelo empresário Henrique Mol, a rede é destaque no setor. A marca agencia serviços turísticos aos clientes como passagens nacionais e internacionais, hotéis, pacotes de viagens, locação de veículos, entre outros. E foi trilhando seu caminho rumo ao sucesso aos poucos, e as sociedades que foi fazendo durante o percurso, contribuíram para isso.
A rede agrega em seus trabalhos grandes parcerias. A Encontre Sua Viagem possui mais de mil associações, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. “Antes de abrir a empresa, sentia a necessidade de pequenas agências de turismo terem bons acordos e parceiros comerciais para atuarem com competitividade no mercado. Por isso, desde o início, fiz com que a franquia pudesse oferecer ótimos acordos e parceiros aliados com o suporte”, relatou Mol.
Entre seus aliados, a rede ganhou ainda mais força com a chegada de um sócio. “Logo que começamos nossas atividades, conheci o Cleberson Bueno, proprietário da American Tour, e de imediato propus sociedade. A parceria foi positiva e resultou em acordos comerciais e estruturação para a empresa continuar em crescimento”, disse o empresário.
Benefícios
As maiores vantagens obtidas para a franquia por meio de parcerias são: maior competitividade, variedade de serviços oferecidos e reconhecimento no mercado de turismo. E o consumidor também ganha muito com isso. “Os clientes, por sua vez, conseguem os melhores preços praticados e o direito de viajar por todo o mundo com valores que cabem tranquilamente no bolso”, relatou Henrique.
Mas para praticar a ação, o empresário conta que procura estabelecer alguns critérios. “Procuramos grandes empresas da área do turismo. Queremos que nosso cliente tenha um serviço de qualidade, mas com um preço justo, o menor possível. Então, nossos parceiros devem oferecer esses dois itens”, explicou.
A marca incentiva o fechamento de acordos do gênero. “Acredito que, quando bem firmada, a parceria só tem agregar. A empresa aumenta o mix de produtos ou serviços oferecidos ao cliente, conquista preços mais competitivos e, no final, quem ganha mesmo é o consumidor, que tem as melhores condições de compra”, conta o diretor.
Siga as dicas
Para quem deseja praticar tais acordos, o profissional experiente dá a dica: “A primeira coisa a ser feita é ser transparente. Os sócios devem estar cientes de todos os detalhes e desafios da nova empresa. Estar com os objetivos e expectativas alinhados também é importante. Considero essencial que os sócios se complementem, em relação às habilidades e competências. Daí, no dia a dia é ter paciência, respeito, saber ouvir e ter jogo de cintura para contornar os conflitos e toar as decisões necessárias. E não se esqueçam, analisem a possibilidade de parcerias, estudem quais seriam as melhores empresas, criem estratégias de ação e apresentem suas propostas”, relatou Henrique.
Constante Crescimento
Após quatro anos de existência e com tantas parcerias firmadas, a Encontre Sua Viagem vem deixando sua marca na história do franchising brasileiro. Atualmente a rede soma 480 unidades e a cada dia conquista novos agregados. “No ano passado tivemos um crescimento de 40% em relação a 2013. Esse ano já crescemos (x %) em comparação ao ano passado”, concluiu o jovem empresário.
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