Similar com o que ocorre nas concessionárias onde o interessado tem a oportunidade de conhecer o carro antes de fechar a compra, o test drive também é oferecido pelas redes de franquias como uma forma do investidor conhecer o passo a passo do negócio, do momento que a loja abre até a hora de fechar as portas.
O test drive é oferecido somente para as lojas físicas e é uma grande oportunidade para que o empreendedor sinta na pele se realmente o negócio tem a ver com o que busca e que será aplicado nos próximos anos da sua vida. Henrique Mol, diretor executivo da rede Fórmula Pizzaria pontua que o candidato interessado na franquia irá por literalmente a mão na massa, já que para decidir pela compra é necessário analisar desde a limpeza, abertura do caixa, até a prospecção de clientes.
“Oferecemos um dia exclusivo para que ele tenha noção de como funciona o negócio. Ele irá entender desde como chega o pedido a unidade, até a entrega da pizza. Também fará a análise de informações no software de gestão, processo de produção das pizzas e atendimento ao cliente”, explica. Normalmente essa experiência ocorre durante um dia, em unidade escolhida pelo próprio candidato, onde o franqueado da loja fará todo o acompanhamento, mostrando o passo a passo da operação.
Cozinha Central
Engana-se que pensa que a Fórmula só abre as portas ao anoitecer. O trabalho já começa bem cedo, com o recebimento dos insumos necessários para produção das pizzas, e claro, o franqueado precisa estar disponível para receber os produtos.
Tido como um grande diferencial da rede, a Cozinha Central é responsável por distribuir esses produtos a todos os franqueados da rede como massa, molho, exceto os hortifrútis. “Isso possibilita transformar o negócio em algo simples, já que não é preciso usar masseiras para bater a massa da pizza, fatiador, entre outros equipamentos que uma pizzaria convencional precisa ter, pois as pizzas são entregues congeladas e no tamanho e peso ideal e são preparadas por montadores, sem a necessidade de um pizzaiolo. O que possibilita que o negócio seja padrão e com qualidade em todas as unidades”, afirma Mol.
O test drive possibilita que o candidato conheça todo esse processo, mesmo que quando ele já estiver tocando o negócio pode determinar que um gerente, por exemplo, receba a mercadoria. “É necessário que o investidor conheça todas as etapas, cada detalhe do negócio. Mesmo que no dia a dia ele ficará apenas na gestão. Somente após o test drive a franqueadora irá analisar se o candidato possui perfil para tocar o negócio e afinidade com a gestão da rede para então fechar o contrato e começar o treinamento, que durará em média 10 dias”, explica.
Aptidão para o negócio
O empresário enfatiza que antes de tudo o investidor deve analisar se tem perfil com o negócio, se identifica com toda a operação, desde os serviços, atendimento, até a forma de administrar a pizzaria. Caso contrário, o fracasso é imediato.
O serviço de test drive foi implantado desde que a marca entrou para o franchising em 2016, desde então, 20% dos candidatos desistiram da franquia após vivenciarem a experiência de administrar o negócio. “Conhecer o negócio em sua teoria é uma coisa, na pratica é possível entender realmente se possui aptidão ao negócio. A maioria daqueles que desistem é por entenderem que não possui identificação com o setor alimentício”, conclui Mol.
Modelo de negócio
Atualmente a Fórmula Pizzaria conta com 13 unidades e oferece quatro modelos de negócios de fácil operação que tem agradado a todos os interessados, inclusive aqueles que nunca tiveram experiência com o setor. A baixa complexidade de gestão e a agilidade que o negócio propõe é a grande vantagem da marca.
A rede oferece quatro modelos de negócio: Delivery, com investimento inicial de R$145 mil e lucro líquido mensal de 17% do faturamento; Delivery + Mesas com valor de investimento de R$165 mil e faturamento bruto médio mensal de R$90 mil e prazo de retorno entre 24 a 36 meses; Express, com investimento de R$290 mil e faturamento bruto de R$80 mil; Satélite com valor de investimento de R$380 mil e faturamento bruto médio mensal de R$50 mil. O lucro líquido pode chegar a 30%, com prazo de retorno entre 12 a 24 meses.
Os pedidos podem ser feitos no balcão da loja, telefone ou pelo próprio site, onde 85% dos pedidos chegam com menos de 30 minutos na casa do cliente. Inclusive, a pizza ou calzone levam em média 7 minutos para assar.