Dos 20 milhões de empreendimentos no Brasil, cerca de 70% são pequenos, de acordo com a consultoria Empresômetro. Além disso, este ano o número de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil ultrapassou a marca de oito milhões, segundo dados do Portal do Empreendedor. Em um mercado crescente de pequenos e médios empresários, garantir competitividade é imprescindível e passa por acompanhar o comportamento do consumidor. É o que aponta Robson Campos, CEO da Acqio, a maior rede de franquias de maquininhas de cartão.
Estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) afirmam que, em cinco anos, 60% dos pagamentos realizados no Brasil serão efetuados por meios eletrônicos. “Essa é uma tendência que favorece não só os empreendedores, mas também impacta positivamente todo o mercado, uma vez que a formalização das atividades comerciais resulta em reaquecimento da economia”, comenta Robson. Ainda segundo a entidade, este ano o uso de cartões deve crescer 16%, chegando a R$ 1,8 trilhão transacionados.
Se por um lado o consumidor está habituado à praticidade e conveniência dos cartões de crédito e débito, há muitos profissionais que ainda não encontraram a solução ideal para oferecer um meio de pagamento eletrônico. “Há uma forte tendência no mercado que estimula o surgimento de serviços mais convenientes ao público PME. A Acqio nasceu e se mantém focada em trazer serviços financeiros que atendam aos interesses desse setor”, afirma Robson. Entre elas destacam-se o atendimento presencial e consultivo que facilita o dia a dia do empreendedor e a possibilidade de parcelamento de qualquer valor em até 12 vezes sem juros para o lojista.
Vantagens para o pequeno
Entre os principais benefícios de disponibilizar o pagamento em cartão para os pequenos e médios, Robson destaca a possibilidade de aumento nas vendas, já que a solução estimula o consumo, e a segurança que a cobrança automática confere ao estabelecimento – prevenção contra roubos, comuns ao manuseio de dinheiro em espécie. “Há ainda a praticidade nas transações, como o parcelamento. Nesse caso, o consumidor tem maior poder de consumo e o empreendedor garante a venda”, completa.
O mercado brasileiro é expoente na captura de transações com cartões (POS e PDV) do mundo: a Abecs constatou que o Brasil tem um dos maiores parques de equipamentos do mundo, com 9,3 milhões de terminais, número superior a países como Itália, Canadá e Austrália.