Para crescer, rede Oral Brasil aposta em multifranqueados

Administrar mais de um negócio simultaneamente tem se revelado vantajoso em vários aspectos, tanto para quem vai abrir como para a rede expandir e alcançar novos lugares

Segundo últimos dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2019, o perfil de multifranqueados no Brasil vem crescendo, passando de 74,5% em 2018 para 82% em 2019. De acordo com a pesquisa, esse movimento traz mais experiência para todo ecossistema por manter franqueados que já conhecem o modelo de negócio.

Para Dionatan Marchi, diretor executivo da franquia Oral Brasil – rede de serviços odontológicos – a parceria experiente e madura na gestão do negócio, bem como muitas vezes a carência do serviço na região desperta o interesse dos franqueados em abrir novas lojas. “Outro fator importante é que são pessoas que requerem menos treinamento para abertura de novas operações, por já saberem como funciona todo o processo da franquia, sabem lidar com a padronização, bem como liderar equipes, o que é essencial para manter os negócios caminhando bem”, explica.

A Oral Brasil conta atualmente com 16 unidades e cerca de 70% são de multifranqueados, com operações ativas e outras previstas para serem inauguradas ainda este ano.

“Apostar em mais de uma franquia gera indicadores de satisfação e confiança dos franqueados, o que confirma a eficácia do empreendimento”, analisa Marchi.

Adriano do Borba Vitali, de 34 anos, formado em administração e com experiência em outros negócios próprios, adquiriu uma unidade da Oral Brasil em 2019 na cidade de Blumenau (SC).

Ele, que abriu o negócio junto a esposa Andreia Babinski, de 33 anos, e um amigo cirurgião dentista, Luiz Carlos Scorteganha, de 31 anos, pediu demissão do antigo trabalho e mudou de cidade para se dedicar exclusivamente à franquia.

A parceria com o sócio Luiz Carlos deu tão certo que dois anos depois optaram em abrir a segunda unidade em Itajaí (SC).

“Minha decisão de abrir mais uma unidade da Oral Brasil esteve muito ligada pela alta performance do primeiro consultório. O retorno financeiro nos primeiros meses de atendimento impulsionou ainda mais a vontade de abrir mais uma operação da mesma franquia”, enfatiza Vitali.