Entre os efeitos da pandemia, a mudança do público alvo pode ter influenciado no faturamento das redes de franquia ao longo de 2020. É o caso, por exemplo, da Doctor Feet, especializada em podologia e que tem hoje 80 unidades em todo o Brasil, sendo 90% delas localizadas em shoppings. Diante das medidas de isolamento e a preocupação com pessoas da faixa etária acima de 60 anos, a rede, que tem como seu principal público a melhor idade, acompanhou a diminuição no atendimento a essa faixa etária ao passo que constatou, concomitantemente, o aumento de 20% de jovens entre 20 e 29 anos.
“Os jovens não deixaram de sair por causa da pandemia, muitos trabalham fora de casa e, com opções de lazer fechadas, viram nos serviços da Doctor Feet uma forma de relaxar durante esse período”, afirma Jonas Bechelli, presidente da rede. Além disso, o empresário acredita que os jovens são mais abertos a novas experiências. “A pandemia também trouxe uma outra perspectiva sobre a vida e uma delas foi uma análise sobre consumismo desenfreado e o maior investimento em autocuidado, valorizando tratamentos ao invés de coisas e objetos. Como sempre investimos em medidas sanitárias rigorosas, os jovens se sentiram confortáveis e seguros para estar em nossas lojas”, conta Bechelli.
Entre os tratamentos mais procurados estão a reflexologia, um tipo de massagem que utiliza a pressão dos dedos em determinados pontos dos pés para reequilibrar o corpo, reduzir tensões, além de melhorar a circulação sanguínea, a qualidade do sono e o combate ao estresse. Serviços de cutilagem, esmaltação e blindagem de unhas também estão entre os queridinhos, especialmente do público feminino. “O tratamento de doenças que afetam as unhas, como as micoses, por exemplo, também estão entre os mais buscados, especialmente nas épocas mais quentes, quando o uso de calçados abertos permite que os pés fiquem à mostra, todos querem exibir pés bonitos com unhas bem cuidadas ”, finaliza o executivo.