Pandemia impulsiona recorde de produção e avanço na tecnologia nas operações do Grupo Boticário

Em mais de 40 anos, empresa nunca havia produzido tanto. Aumento da demanda com tecnologia aplicada aproximou pesquisadores separados por milhares de quilômetros

Sérgio Sampaio, diretor geral de operações do Grupo Boticário

Graças à alta por demanda por alguns itens de higiene e beleza, as fábricas do Grupo Boticário na Bahia e no Paraná bateram em setembro de 2020 o seu recorde de produção em um trimestre desde a fundação da marca O Boticário, há mais de 40 anos. Comparando a produção de janeiro, fevereiro e março de 2020, último mês antes de decretada a pandemia, a produção subiu quase 9% (8,98%). Em volume, esse avanço representou o maior já registrado pela empresa em qualquer trimestre da sua história. Em 2019, os números já atenderam índices próximos à capacidade total dos locais de produção e neste último semestre, a empresa retomou o mesmo padrão.

Para atender a este aumento de produção e escoar a produção por todo o Brasil, o Grupo Boticário inaugurou em agosto um novo centro de distribuição na cidade de Campina Grande do Sul, no Paraná, que será responsável pela logística de entrega de produtos adquiridos por e-commerce nas regiões Sul, Sudeste (exceto SP) e Centro-Oeste (para a marca O Boticário) e para todo o Brasil (exceto SP), para Eudora e quem disse, berenice?. O estado de São Paulo seguirá sendo atendido pelo CD de Registro, no Vale do Ribeira.

No terceiro trimestre, o Grupo Boticário retomou também sua capacidade laboral pré-pandemia, o que permitiu chegar aos números de produção registrados. Entre abril e maio, dentro da flexibilização de relações de trabalho estabelecidas pelo governo federal, a empresa dividiu suas equipes de fábrica em quatro ondas de suspensão de contrato a fim da preservar de empregos. Porém, com o crescimento da demanda e a necessidade de atender não só os consumidores finais mas também de manter o compromisso do Grupo Boticário com a doação de itens de higiene para o combate ao Coronavírus, houve apenas uma dessas ondas, dado que também permitiu plena produção nos meses seguintes até o recorde estabelecido em setembro.

DISTANCIAMENTO SOCIAL SOLUCIONADO COM TECNOLOGIA

Em março, quando as autoridades sanitárias baixaram uma série de orientações sobre isolamento social e proteção à saúde da população, o Grupo Boticário precisou atuar com severidade de medidas em suas operações e escritórios. Em específico nas fábricas de São José dos Pinhais (PR) e de Camaçari (BA), foi criada uma escala de trabalho que garantisse a segurança dos colaboradores e restringisse o acesso às linhas de produção. Isso e o cancelamento das viagens entre os pólos de produção afetaram diretamente o fluxo de trabalho entre os pesquisadores e o time de produção de perfumaria, cremes e loções e make da empresa, uma vez que era comum o deslocamento do pesquisador locado no Paraná até a Bahia para acompanhamento da fabricação dos itens.

Para sanar a impossibilidade de acompanhamento presencial, o time de inovação do Grupo Boticário foi buscar a solução na Alemanha: óculos 3D interligados em tempo real à produção de cada item na fábrica em Camaçari, aumentando assim a qualidade do processo e aproximando quem cria a quem lança o produto.

Com esta tecnologia, o especialista no desenvolvimento do produto, que fica no Paraná, estabelece conexão direta com o operador na fábrica, na Bahia, que recebe suporte de áudio e vídeo enquanto executa a produção, sem impactar na sua produtividade, pois pode manter suas mãos livres enquanto recebe orientações do especialista.

Os “smart glasses” são produzidos pela Vuzix e distribuídos no Brasil pela Totalpower, que desenvolve softwares de suporte remoto, digitalização de processos operacionais e desenvolvimentos em realidade aumentada.

“É clichê dizer que toda crise gera oportunidades, mas este período tão difícil e que ainda requer todos os cuidados, representou novas portas abertas para nosso negócio. Avançamos anos em alguns meses e o resultado foi visto na nossa produção recorde, cada vez mais integrada entre todos os sites da empresa, sempre aliando a tecnologia e o brilho no olhar das nossas pessoas em contribuir levando beleza para o mundo”, diz Sérgio Sampaio, diretor geral de operações do Grupo Boticário.