Pai e filhos na direção de holding: o que Sidney Kalaes ensinou a Daniel e Felipe

Sidney Kalaes tem 30 anos de experiência no franchising e agora comanda um grande grupo com os filhos

Sidney Kalaes é uma personalidade muito conhecida no franchising brasileiro. Atuando há 30 anos no segmento, ele já foi máster franqueado, sócio em franqueadoras e consultor de franquias – o que lhe dá uma visão 360º dos papéis que os empreendedores desempenham nas redes.

Atualmente, ele é o CEO do Grupo Kalaes, uma holding que é sócia de renomadas marcas no mercado. “Muitas dessas empresas começaram como espécies de startups no franchising e, agora, têm centenas de unidades franqueadas operando com sucesso. É gratificante ter participado de suas histórias”, comenta Sidney.

A sede do Grupo Kalaes, instalada na zona Oeste da capital paulista, abriga as equipes das marcas que a holding é sócia, como a Escola Ana Hickmann, primeira marca do grupo, que é uma rede de escolas profissionalizantes na área da beleza, e agora, com cursos de tecnologia, que conta com a participação da própria apresentadora como sócia; a Maislaser, clínicas de depilação a laser e rejuvenescimento e a Além do Olhar, ateliê de sobrancelhas, cílios, estética facial e corporal – que também têm sociedade com Ana Hickmann – e a Odonto Special, clínicas odontológicas, que tem Sabrina Sato como sócia.

Com o tempo, novas marcas foram adicionadas ao grupo, como a Rede Elétrica Solar, que é uma microfranquia que atua com soluções de energia solar fotovoltaica, com a participação da Sabrina Sato e Duda Nagle; a Nani Sound, uma loja de acessórios e estética automotiva, e o Clube 04, uma rede de pet shops. Além disso, o grupo está se preparando para operar o Jardim do Lírio, um residencial sênior, com previsão de lançamento em meados de setembro.

“Seria impossível não atuarmos no varejo e, em especial, com franquias. Crescemos respirando o franchising e aprendemos, na prática, os meandros do sistema. Além disso, conseguimos aliar setores com os quais temos afinidade ao de franquia, o que nos proporciona realização profissional”, diz Felipe.

Daniel Kalaes, o irmão mais velho de Felipe, também é visto diariamente na empresa, atuando diretamente no cerne do Grupo Kalaes, nas áreas de Expansão e Marketing. “Apesar de nos vermos bastante e trocarmos muitas ideias e experiências, cada um tem as suas próprias funções e responsabilidades”, avalia Daniel.

A história do Grupo Kalaes

Sidney Kalaes entrou para o mundo do franchising inesperadamente: ele tinha uma distribuidora de computadores que faliu e, então, a franquia passou a ser uma opção. Trabalhando arduamente, ele adquiriu uma máster franquia da rede Microlins e, posteriormente, da Embelleze.

Em 2010, o grupo Microlins foi vendido e Sidney se viu obrigado a vender sua participação na marca. A partir daí, ele fundou uma holding de franquias multisetoriais. Por volta de 2017, foi hora de o empreendedor vender suas quotas na sociedade para realizar um grande sonho: fundar o Grupo Kalaes, um negócio com os seus filhos, seguindo os seus princípios e valores.

E onde Daniel e Felipe entram nessa história? “Quando o Daniel tinha 18 e o Felipe, 14 anos, percebi que já era hora de inseri-los no mundo dos negócios. Todo pai tem a preocupação das companhias e do que os filhos fazem quando têm muito tempo ocioso. Dessa forma, montei uma franquia da Microlins dentro do clube do Palmeiras para eles cuidarem. Ambos aprenderam na prática as dores de todo empreendedor e, em dez anos de franquia, eles saíram de zero para quase mil alunos”, relembra Sidney.

A partir daí, os irmãos começaram a desenvolver diversas atividades nas empresas do pai, sem deixar os estudos de lado, aprendendo cada vez mais sobre franchising.

O trabalho em família

Sidney Kalaes afirma que sempre procurou observar as aptidões dos filhos, dando a eles a oportunidade de desenvolver trabalhos que os deixassem felizes. “É claro que eu adoro trabalhar com meus filhos, mas se eles não gostassem do que fazem, eu não estaria satisfeito. Por isso, mesmo as empresas sendo da nossa família e eles conhecendo tudo sobre elas, cada um atua na área com maior expertise”, conta.

Daniel é bastante familiarizado com Marketing e Expansão de franquias e, assim, seu caminho foi naturalmente direcionado a essas áreas. Ele participa nas estratégias das marcas do Grupo Kalaes.

Já Felipe, pouco antes de 2012, na academia de ginástica, conheceu Paulo César Fernandes, fundador da marca Dr. Shape. Felipe viu a oportunidade de franquear essa marca e a formatou, tornando-se sócio da franqueadora e lançando franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos em 2012 – antes mesmo da fundação do Grupo Kalaes. Também é sócio da Dr. Shape o irmão de Sidney, Roberto Kalaes.

A Dr. Shape não é uma empresa do Grupo Kalaes porque nasceu antes da formação do grupo. Mas sua sede está localizada na holding do Grupo Kalaes e ela segue os preceitos de gestão das demais empresas, já que os diretores compartilham informações e conhecimento o tempo todo. “Há, ao mesmo tempo, independência e interdependência entre as marcas. Independência financeira, em gestão e expansão, mas interdependência nos conceitos de governança, transparência e objetivos empresariais e sociais”, diz Felipe.

Não é à toa que, com esse trabalho em conjunto, a Dr. Shape alcançou um lugar de destaque no mercado, sendo hoje a maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, com 70 lojas.

A marca possui linhas exclusivas de suplementos, como a Dr. Shape, Iconic Nutrition e The One Nutrition, todas fabricadas com insumos de primeira linha, autorizados pela Anvisa e com grande aderência por parte dos clientes.

“Eu, meu irmão e meu pai estamos juntos o tempo todo, mesmo quando não é hora de trabalhar. E eu falo que é um privilégio poder estar ao lado deles. Nós temos pensamentos semelhantes, culturas que se conectam e nos complementamos nas nossas especialidades. O Felipe tem muita visão operacional, de negócio. Eu já tenho mais atuação na área de expansão e de marketing e meu pai tem essa visão mais global de empreendedor. Esperamos que nossa família sempre mantenha essa conexão tão bonita”, finaliza Daniel.

No Grupo Kalaes, Sidney é o presidente, enquanto Daniel é o vice-presidente e Felipe é sócio conselheiro.