Recolher o maior volume de dados possível de cada unidade e estudar constantemente todos os pontos para melhorar o faturamento e desempenho é o sonho de todo franqueador. Após um ano de trabalho e estudo, a rede Outer Shoes desenvolveu um sistema próprio que une ferramentas simples disponíveis no mercado e cuida de cada loja em tempo real. A franquia se inspirou no modelo de telemetria utilizado pelas equipes e Formula1 para monitorar os carros na pista. Como resultado, o faturamento da rede aumentou 40% e o desempenho nas lojas cresceu 90%.
Conforme explica Filipe Lamim, diretor de expansão da rede, há anos ele buscava algo assim para identificar com rapidez os problemas e com a mesma velocidade conseguir resolve-los, mas não conseguia nunca um resultado satisfatório até implantar na rede uma série de ferramentas que o ajudam a monitorar tudo que acontece.
“Muitas vezes vemos que em uma das lojas o franqueado consegue vender X por mês e o franqueado próximo a ele vende XX nas mesmas condições. Por quê? Com nosso sistema conseguimos basicamente um “live timing” para acompanhar cada unidade da rede em tempo real assim a solução de problemas pode ser feita em tempo real também. Quanto antes resolvermos uma situação maior o ganho da unidade”, explica Filipe.
Implantando há cerca de um ano, o sistema que é um compilado de vários aplicativos e softwares do mercado para funcionar, já mostra resultado. Conforme Lamim, algumas unidades que antes tinham problemas já tem um sensível aumento no faturamento e desempenho. Além, do aumento em número de vendas, os franqueados também se sentem mais seguros e assistidos pela franqueadora. “Para nós, esse trato com os franqueados é muito importante. Ele precisa estar satisfeito e seguro para transmitir isso para sua equipe e por conseqüência ter uma loja afinada”, explica.
Hoje, uma loja da Outer Shoes fatura em média R$150 mil por mês. Deste montante, a lucratividade gira em torno de 14%. Para ter uma unidade da rede, o novo franqueado investe R$330 mil inicialmente. A Outer, que nasceu no Rio de Janeiro, conta com 29 lojas e está em franca expansão mirando as regiões nordeste e sudeste do país. Novas 4 unidades foram abertas em 2017, 7 lojas estão em implantação e a meta e fechar o ano com 40 unidades em operação.