Você conhece o conceito de “Boutique de audição”? Prepare-se para conhecer os diferencias da franquia Audicare, um centro auditivo com atendimento clínico específico para cada caso. E não se espante se encontrar nesta entrevista uma lista de artistas que parece saída das paradas de sucesso, você não está no site errado. A franquia realmente ajuda músicos com um de seus instrumentos de trabalho primordiais além da voz: a audição.
Acompanhe a seguir nossa conversa com a fundadora da Audicare, a Dra. Kátya Freire.
Mapa das Franquias: Como funciona a Audicare e como surgiu essa ideia inovadora? Que necessidades da área da saúde a franquia veio preencher?
Dra. Kátya Freire: A Audicare, nasceu em 1999, quando voltei dos USA , onde realizei cursos de pós-graduação e estágios na SDSU, (San Diego State University) e no Children’s Hospital, em San Diego (Califórnia). Durante todos esses anos de prática clínica e de estudos, desenvolvi protocolos clínicos específicos que fornecem ao cliente a melhor solução auditiva e não somente um produto.
No mercado da audiologia no Brasil, existem muitos centros auditivos, que têm como objetivo a comercialização de produtos de apenas uma marca, sem um atendimento clínico audiológico específico, o que não é interessante para o cliente.
Na Audicare o foco sempre foi ter um diferencial de excelência no atendimento personalizado, caracterizando a Audicare, como carinhosamente chamo de “Boutique de Audição”.
Esse modelo acabou sendo um sucesso entre os fonoaudiólogos de todo o Brasil e a procura de supervisões e requisições de outros fonoaudiólogos para replicar o modelo Audicare, em diferentes lugares no Brasil, aumentou substancialmente.
A franquia
Mapa das Franquias: Por que a opção de transformar a Audicare em franquia?
Dra. Kátya Freire: Observei que existia uma necessidade não somente do cliente, que hoje em dia está muito mais exigente, como também dos profissionais, em busca de oferecer algo “diferente” do que simplesmente mais um Centro Auditivo.
E esse meu desejo de levar um atendimento de excelência para todo o Brasil, resultou na formatação da Audicare em franquias, para que eu pudesse garantir que o atendimento que realizamos na matriz da Audicare, em São Paulo, fosse o mesmo do Oiapoque ao Chuí, em todo o Brasil.
Sempre acreditei que são nos detalhes que fazemos a diferença.
O sistema de Franquias é um sistema seguro, amplamente conhecido no mercado e que permite a expansão de forma padronizada, garantindo a oferta de produtos e serviços dentro dos valores, regras e exigências da Audicare. “O jeito de se relacionar Audicare” é a nossa essência, o nosso diferencial. E o sistema de franquias garante que não haja violação de regras e processos que fazem a Audicare ser o que é.
Mapa das Franquias: Qual o perfil do franqueado? Ele precisa ter formação na área? E se não tiver, qual o treinamento que recebe?
Dra. Kátya Freire: O Franqueado deve ser, obrigatoriamente, um fonoaudiólogo, que opere diretamente o negócio e queira fazer a diferença no mercado. Precisa ser alguém com capacitação técnica adequada, mas também com perfil comercial para que o negócio se desenvolva como um todo. Não pode só querer atender, tem que querer ser dono de um negócio – administrar a empresa, prospectar parceiros, projetar a clínica.
A Audicare oferece diferentes níveis de suporte, de acordo com o modelo de negócio escolhido (Clínica completa ou Store in Store). No modelo de clínica completa, o Franqueado recebe orientações desde o início da implantação, na escolha do ponto e ajuste do projeto arquitetônico, tem acesso a condições exclusivas para aquisição dos equipamentos, e recebe treinamento sobre protocolos clínicos, produtos oferecidos, atendimento e gestão. Além disso, tem a sua disposição uma equipe para atendimento e suporte operacional. No modelo Store in Store, o franqueado já possui uma clínica estabelecida no mercado, somente incluirá ao seu portfólio os produtos Westone by Audicare e Treinamento Auditivo Musical.
Mapa das Franquias: Como começou o trabalho com artistas do ramo da música e quais os problemas solucionados para eles?
Dra. Kátya Freire: Esse trabalho surgiu após eu ter morado nos USA.
Quando estava lá, pesquisei visitei várias empresas e encontrei a Westone, me apaixonei imediatamente pelos produtos e por todo o conceito que essa empresa tem de excelência, na produção das melhores soluções auditivas para os músicos. E, nessa época no Brasil, não existia ninguém que se preocupasse com a audição e preservação auditiva dos músicos brasileiros.
Os fonoaudiólogos sempre se especializavam mais no tratamento da voz desses artistas. Mas, para monitorar a própria voz, precisam se ouvir bem.
Com isso, desenvolvi um protocolo audiológio clínico específico para o atendimento do músico, onde o meu foco principal é a Preservação Auditiva e melhor retorno da voz e de toda a banda.
As pessoas não tem consciência que a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados é irreversível. Com isso fui pioneira no atendimento especializado a músicos em todo o Brasil. A primeira artista que atendi foi a Ivete Sangalo, em 2003. Hoje em dia, atendemos artistas de vários segmentos, como sertanejo, rock, MPB, axé, samba, funk, e etc. Entre vários artistas, podemos citar alguns como: Luan Santana, Michel Teló, Vitor e Leo, Daniel, Luciana Mello, Maria Rita, Ana Carolina, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Thiaguinho, Alexandre Pires, Tiago Iorc, e demais.
Crianças, adultos e idosos
Mapa das Franquias: Como funciona o programa T.A.M e quais os benefícios proporcionados para crianças e idosos?
Dra. Kátya Freire: O T.A.M. foi baseado na minha tese de doutorado, intitulada Treinamento Auditivo Musical: uma proposta para idosos usuários de próteses auditivas, defendida na UNIFESP, em 2009.
Ele foi idealizado para ajudar as pessoas com alterações das habilidades auditivas centrais, sejam elas portadores de perdas auditivas ou com audição normal, usuários de próteses auditivas ou implante coclear. Pode ser realizado por crianças acima de 7 anos, adultos/idosos, profissionais da música, como técnicos de áudio, músicos e sonoplastas, ou simplesmente para quem deseja aprimorar suas habilidades auditivas e treinar o cérebro a escutar.
Possui 8 tipos de exercícios, dos quais cada um terá uma ou mais habilidades auditivas a serem treinadas. Para cada exercício, existem níveis de dificuldade a serem treinados e superados.
O cérebro só aprende e melhora com desafios e repetição. Sendo assim, estimulamos que cada um possa sempre estar superando suas dificuldades atingindo níveis cada vez mais difíceis.
O Treinamento Auditivo Musical é realizado através de sons instrumentais, música e imagens, que com a estimulação e interação de várias áreas do cérebro, como auditivas, motoras e visuais, irão propiciar uma melhora dos resultados finais.
Mapa das Franquias: Qual a extensão atual da rede e quais os planos de expansão para 2017? A recessão tem dificultado o crescimento?
Dra. Kátya Freire: Este ano estamos lançando mais dois modelos de negócio, que chamamos de Store in Store, que permite a fonoaudiólogos com clínica já em funcionamento, a ampliação de seu portfólio dentro das regras Audicare. Existe o modelo “Store in Store Westone by Audicare”, que dá à clínica o acesso aos produtos da Westone by Audicare (fones e protetores), e o “Store in Store TAM”, que dá à clínica acesso ao Treinamento Auditivo Musical. Nesses casos, o investimento é baixíssimo e não há taxa de franquia, o que se torna uma oportunidade bastante atrativa. É uma forma do fonoaudiólogo trazer para sua clínica a força da marca Audicare, através de uma chancela específica, investindo muito pouco.
A crise tem deixado os investidores mais cautelosos e, por isso, acreditamos muito que o modelo Store in Store seja uma excelente opção num momento de mercado mais delicado. Nosso plano de expansão prevê ao menos 30 operações Store in Store este ano.
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