Enfrentar crises exige de empreendedores uma dose extra de criatividade, planejamento e visão. Habilidades que,no atual cenário econômico brasileiro, tornaram-se fundamentais para negócios que anseiem não apenas atravessar a situação de turbulência como sair verdadeiramente fortalecidos deste processo. A rede Dr. Shape utilizou justamente sua capacidade de visão e tomou uma decisão criativa já em 2013: quanto iniciou as operações em sistema de franchising, optou por oferecer a seus investidores a possibilidade de parcelamento da taxa inicial de franquia. A prática, pouquíssimo usual neste tipo de segmento, foi planejada para ser um “coringa”, capaz de auxiliar franqueados com orçamentos mais curtos para investimento inicial; garantir um capital de giro maior para sustento da operação até atingir o ponto de equilíbrio e para otimizar e facilitar o fechamento de novos contratos. Atualmente, 80% dos contratos são fechados parceladamente – o que é de grande valor para que a marca continue crescendo, mesmo em meio à crise.
Os resultados desta e de outras apostas feitas pela empresa são bastante claros: a Dr. Shape conta atualmente com uma loja própria e outras 30 franquias espalhadas por todo o país – até o ano passado, o total era de 15 lojas. O crescimento segue vigoroso e a previsão é de que, até o final de 2016, pelo menos outras 23 lojas sejam inauguradas. “Quase todo projeto pode ser parcelado com fornecedores e com a franqueadora, porém a curto prazo. Para prazos maiores, o investidor poderá usufruir dos parceiros bancários que garantem o investimento em até 60 meses. Estas operações valem para taxa de franquia e capital de giro”, complementa Roberto Kalaes, sócio-franqueador da Dr. Shape.
A rede oferece três modelos diferentes de negócios. A Dr. Shape Express é uma loja compacta, com área de implantação de 50m² a 80m², que oferece as principais marcas de suplementos alimentares nacionais e importadas, vestuário fitness e para treino, artigos ortopédicos, artigos para natação, acessórios e equipamentos funcionais, entre outros produtos. O investimento inicial é de R$ 150 mil a R$ 180 mil, dependendo do tamanho da loja. A taxa de franquia é de R$ 45 mil.
O modelo Dr. Shape Monster, cujo investimento inicial é a partir de R$ 200 mil, exige uma área a partir de 150m². Além dos itens comercializados no Express, oferece um mix maior de produtos, incluindo equipamentos e acessórios para musculação e a maior linha “fight’ do mercado. Já o modelo “Viva na Medida” é um conceito diferenciado e inovador: trata-se de uma megastore que mescla o modelo de loja Monster com um espaço para convivência e alimentação saudável no formado de “food service”. São lojas grandes, que ocupam uma área a partir de 150m² e exigem investimento inicial de R$ 250 mil. Nestas duas formatações, a taxa de franquia é de R$ 55 mil.
De olho na expansão, a Dr. Shape espera avançar principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país. “Para continuar crescendo temos que focar só no horizonte. Desse modo, não somos nocauteados pela situação política e econômica que tem assombrado nosso país. Em momentos de crise, temos que triplicar nossos esforços. Mas acredito que a crise só atinge em cheio quem desanima”, finaliza Kalaes.
Mais ‘musculatura’ para a rede – Além de facilitar a chegada de novos investidores, a rede Dr. Shape também criou ações para a sustentação dos negócios de suas lojas já em operação. “A principal estratégia é fortalecer o canal de vendas com a fidelização do cliente, contemplando bônus, brindes, descontos, além de uma ação mais focada nas vendas através do Delivery Planejado”, aponta Kalaes. Vale lembrar que o grande diferencial da rede Dr. Shape é conceder aos clientes uma consulta nutricional com profissionais de alto nível, gratuitamente.
Outros paliativos foram adotados especialmente para enfrentar o momento de crise e permitir o fortalecimento da rede. A franqueadora passou a oferecer uma carência inicial de royalties, fracionando ainda o percentual que o franqueado paga em escala crescente até atingir toda a cota.
Outro fator facilitador é a constante negociação com fabricantes e importadores para estoque consignado, o que gera, segundo Kalaes, uma boa vantagem em capital de giro.
Mesmo com todos os sinais de que as medidas tomadas são as mais acertadas para o momento, Kalaes deixa claro que não se pode deixar de lado a cautela, sobretudo quando se pensa em previsão de faturamento. De qualquer forma, segundo afirma o franqueador, estima-se que os avanços sigam os mesmos patamares de 2015, quando o crescimento foi de aproximadamente 11%.
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