A ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas – uma rede de franquias de clínicas odontológicas, referência no mercado, com 21 anos de experiência no segmento – anuncia a abertura de sua primeira unidade franqueada na região norte do Brasil. O estado escolhido para abrigar a operação é Rondônia.
De acordo com o Dr. Faisal Ismail, sócio-fundador e presidente da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, a nova franquia abre suas portas na segunda quinzena do mês de agosto na cidade de Ji-Paraná. Com esta abertura, a marca soma a 36ª clínica da rede. A meta, segundo Ismail, é chegar a 65 unidades no Brasil até o final de 2019. Isso significa, que a marca deve fechar pelo menos 30 novos contratos no ano. O investimento total para abertura dessas franquias é de, aproximadamente, R$ 8,4 milhões.
No comando da nova clínica está o Dr. Marcelo Juliano Mauri, que já atuou em consultórios particulares da região e, agora, investe em sua primeira clínica odontológica. “Acumulei experiência trabalhando em diversos consultórios. Em cada um observei os modelos de negócio, metodologia de atuação e atendimento, além da gestão. Hoje, com a oportunidade de abrir minha própria clínica, avaliei o mercado, pesquisei as bandeiras existentes e escolhi a ORTOPLAN pela tradição, credibilidade da marca, qualidade de atendimento, gestão, entre outros diferenciais que me chamaram a atenção para tornar o negócio um sucesso”, ressalta o novo franqueado da marca.
A clínica inicia suas atividades com o formato Plus, ou seja, tem três consultórios para atendimento simultâneo dos pacientes. Multidisciplinar, a unidade tem capacidade para atender desde crianças até idosos em todas as áreas da odontologia, com tratamentos de ponta e preço justo. Além disso, a unidade aberta em Ji-Paraná segue um novo posicionamento de mercado adotado pela ORTOPLAN. A rede inovou nos padrões do franchising e segue, agora, um modelo disruptivo em franquias de odontologia. Trata-se do conceito ORTOPLAN For You, que permite ao franqueado aprovado pela marca customizar sua franquia.
O sócio-fundador e presidente da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, Dr. Faisal Ismail, explica que as mudanças promovidas foram estrategicamente estudadas e visam atender uma necessidade de mercado verificada pela franqueadora nos últimos dois anos. “Depois de pesquisas, análise de mercado e avaliação do DNA dos profissionais da odontologia, criamos um modelo de negócio que vai atender diretamente a vontade do nosso consumidor, que é o franqueado”, explica.
A formatação vale tanto para novas franquias da marca como, também, para conversão de bandeira, ou seja, clínicas particulares já em operação que desejam se unir à marca ORTOPLAN a fim de ter seu DNA agregado à força de uma franqueadora com notoriedade de mercado e que contabiliza 94% da rede satisfeita com o retorno do investimento obtido, de acordo com pesquisas.
O executivo adianta que os parâmetros para controle de qualidade, segurança e gestão do negócio estão mantidos. Foram flexibilizadas escolhas como: tamanho da clínica, cores utilizadas para decoração, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros aspectos passíveis de personalização. “Usando o bom senso é possível negociar outras adaptações. Além disso, passamos a utilizar o nome do profissional na fachada da clínica. Essa é uma importante maneira de aproximação com o público a ser atendido, tanto para uma nova franquia quanto para modelo de conversão de bandeira”, analisa Ismail.
Particularidades do novo conceito
Outras importantes alterações estão relacionadas aos valores de investimento, royalties e taxa de propaganda praticados pela ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas. De acordo com Ismail, agora é possível iniciar atividades com clínicas no modelo Smart (menor porte), com investimento de R$ 150 mil. No caso do modelo Plus (maior porte), o investimento é de R$ 280 mil. Para a conversão de bandeira, o investimento a ser feito varia entre R$ 25 mil e R$ 50 mil. “Conseguimos uma redução no custo operacional. Com isso, passamos a poder praticar valores mais atrativos de investimento no negócio”, afirma.
Ainda segundo o executivo, a taxa de franquia é a mais atrativa do mercado, com valor de R$ 10.900,00. Os royalties passam a ser escalonáveis e quanto melhor o desempenho da franquia, menor é o valor a ser pago. A taxa de propaganda, por sua vez, pode ter 50% do valor revertido a ações locais, em benefício do próprio franqueado. Os cálculos são realizados tomando por base o faturamento de cada unidade, por mês.
“Vemos um movimento importante dos dentistas que têm suas clínicas particulares buscando uma marca forte a qual se associar, mas que desejam ser ouvidos em suas particularidades. Entendemos essa realidade do nosso mercado e promovemos ajustes importantes no nosso modelo de negócio para crescer junto com esses profissionais”, finaliza o executivo.