Com a pandemia do coronavírus no mundo, 2020 se tornou um ano bastante desafiador para a sociedade, pois lidar com o desconhecido requer união, sensatez e muita organização. No cenário econômico, muitas empresas foram forçadas a se reestruturar no modo digital e o mercado de franquias se renovou. Indo na contramão do que acontecia no mercado, a Oral Unic conseguiu se adaptar e continuou crescendo em 2020. Tanto que de março a setembro, a rede já fechou 48 novos contratos, sendo 29 deles nos meses mais críticos da crise (de março a julho).
O bom desempenho da rede é o resultado de um plano de negócios bem estruturado, tanto que a Oral Unic recebe a cotação cinco estrelas da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Das mais de 400 franqueadoras avaliadas, 82 foram contempladas com a premiação máxima, que atesta a excelência da rede.
A entrega do Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2020 ocorreu em um encontro virtual no dia 08 de outubro e contou com a presença dos representantes das maiores franquias do Brasil.
As empresas que recebem cotação cinco estrelas são premiadas a partir dos resultados obtidos em uma pesquisa realizada pela Serasa Experian na qual são analisados três critérios: Qualidade da rede, que consiste no valor da marca, o investimento em marketing e a inovação; Desempenho, o qual avalia a atuação financeira da companhia; e Satisfação do Franqueado, que representa a avaliação dos franqueados em relação aos serviços prestados pelo franqueador.
Ao receber o prêmio, o fundador da Oral Unic, Nadim Farid disse: “Este prêmio é o reconhecimento de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos na excelência de serviço que a Oral Unic entrega aos clientes. Fico muito honrado em receber este prêmio, especialmente em um ano tão desafiador para todos nós. Agradeço e parabenizo aos nossos franqueados, porque essa é uma conquista de todos nós”, comemorou.
Além da premiação, as marcas reconhecidas pela chancela 5 Estrelas serão destaque na edição do Guia de Franquias 2020, publicado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios ainda neste mês de outubro.
A Oral Unic é uma rede de clínicas odontológicas premium que tem dobrado de tamanho a cada ano desde a sua inauguração em 2016. No seu segundo ano de vida (2017), a rede chegou a dezembro com 12 clínicas abertas. Em 2018, já eram 30 unidades. Em 2019, 57 clínicas em operação. Em 2020, já são mais de 82 unidades funcionando (dos mais de 170 contratos assinados), com a meta de encerrar o ano com 110 unidades. O faturamento total da rede acompanha esse ritmo acelerado. A Oral Unic encerrou 2019 com uma receita de R$ 203 milhões, crescimento de 126% em relação a 2018. Para 2020, o objetivo é faturar R$ 386 milhões. Em julho, a rede teve o faturamento recorde de R$ 40 milhões em único mês. A Oral Unic também lançou uma nova franquia no mercado, durante a quarentena, a Face Unic, com foco em harmonização facial, chegou ao mercado em maio e já fatura cerca de R$ 120 mil por mês.
Atualmente, a rede oferece dois modelos de negócio: o tradicional, para grandes cidades, e o modelo smart, que atende cidades a partir de 50 mil habitantes com PIB superior a R$ 120 milhões.