A pandemia causada pelo novo coronavírus “forçou” muitas empresas, em todos os setores, a migrarem para o on-line para que pudessem continuar vendendo seus produtos e pudessem se adaptar a esse novo cenário.
Dados apontados em junho pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), mostraram que entre março a maio deste ano foram abertos no Brasil 107 mil lojas on-line, o que equivale a mais de um negócio por minuto. Até então, eram abertas mensalmente apenas 10 mil lojas. Muitas empresas adotaram esse novo caminho para amenizar a queda do faturamento ocasionada pela pandemia.
Especialistas afirmam que a mudança para vendas on-line já era algo esperado, porém a crise causada pelo coronavírus acelerou esse processo, o que contribuiu em uma transformação no comportamento de compra em todo o Brasil. Com mais pessoas em casa durante o isolamento social o tempo que elas ficam on-line aumentou muito, refletindo no crescimento das compras pela internet. E essa conduta deve permanecer após a pandemia.
“O crescimento das vendas pelo e-commerce já era algo inevitável, porém tomou grandes proporções nos últimos meses. O que vem a mostrar que as empresas que não se adaptarem a esse novo formato de negócio para conquistar os clientes realmente ficarão para trás, pois já há uma grande demanda de público interessado na compra digital”, avalia César Marcondes, CEO da franquia Distrito Digital, uma agência digital especializada em marketing digital.
Como fidelizar esse cliente digital?
Marcondes explica que o primeiro passo para quem busca vender na internet é fazer uma análise completa do negócio. Verificando principalmente se há:
· Estoque para atender a demanda. É necessário ficar atento com os produtos mais procurados para poder suprir a demanda e não faltar mercadoria;
· Logística dos produtos. É necessário oferecer opções de competividade, principalmente em relação ao frete. Lembrando ainda que é possível trabalhar com o delivery, já que é algo que cresceu exponencialmente durante a pandemia, por isso vale investir nesse serviço;
· Atendimento ao cliente. Ao oferecer um canal de comunicação para responder dúvidas, solucionar problemas e estar presente, o retorno da resposta deve ser rápida e eficaz para gerar uma oportunidade de atrair e fidelizar o cliente. Ninguém gosta de ficar esperando, não é?
· Clareza das informações. Ao divulgar um produto coloque o máximo de informação no descritivo, como tamanho, cor, valor, etc. Quanto mais dados sobre o produto, maior a possibilidade de venda.
Ferramenta necessária
Outro chamariz para atrair ainda mais possíveis compradores é investir em ações de marketing.
“Uma página bem formulada, com fotos atrativas, além de ferramentas para alcançar exatamente o seu público-alvo e a região que busca trabalhar faz parte do trabalho em marketing digital. Esse serviço cresceu durante a pandemia e que continuará em evidência. É imprescindível para o crescimento das vendas pela internet, bem como para valorizar a imagem, principalmente dos pequenos varejistas”, diz Marcondes.
O Distrito Digital vem de encontro com essa necessidade de atender, principalmente, as micro e pequenas empresas, que buscam novas formas de oferecer seus produtos e serviços dentro do on-line e muitas vezes não sabem por onde começar. A franquia conta ainda com solução especializada em publicidade local através de um guia comercial – on-line, aplicativo e modelos pré-prontos.
“A venda pelo digital é algo necessário, e não estamos falando somente desse atual momento. O brasileiro já enxergou o potencial desse nicho e a comodidade de receber o produto em casa usando apenas alguns cliques. Realmente é algo que veio para ficar. Países como Estados Unidos, Reino Unido e França tem o e-commerce muito mais desenvolvido. Nada impede que o Brasil também ganhe proporções nesse cenário”, finaliza o diretor executivo da franquia Distrito Digital.