No próximo dia 17 de setembro até o dia 19 será promovida a Airport Infra Expo 2014, um evento sobre o desenvolvimento do setor aeroportuário, com muitas oportunidades, presença de autoridades, rodadas de negociação e intercâmbios de conhecimentos que ditarão os próximos passos do setor.
O Brasil foi escolhido como cede do evento tendo em vista os grandes eventos promovidos como Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Estes eventos se tornaram credenciais para que o país fosse palco de um evento tão grandioso, capaz de atrair e ditar tendências de muitos negócios.
Especialmente no setor aeroportuário onde se encontram as maiores vitrines para turistas, empresas e grande público em geral, as oportunidades de negócio crescem cada dia mais. E o mercado de franquias está atento para aproveitar esta onda de crescimento e investimentos.
De acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), há previsão de crescimento neste setor em torno de 5%, número animador quando comparado com a estagnação constatada em 2013.
Levando-se em consideração o estímulo de abertura de franquias dado pela parceria entre a Infraero – estatal responsável pela regulação do setor aeroportuário – e a ABF (Associação Brasileira de Franchisng), o interesse de empreendedores franqueados cresce a cada dia.
O mercado de franquias em aeroportos ainda possui muito espaço para investimentos. Apenas 23% dos pontos comerciais em aeroportos são franqueados, restando assim, uma fatia muito grande a ser explorada.
6 Principais vantagens e desvantagens de ter franquias em aeroportos:
Vantagens
1- Maior retorno financeiro – O tíket médio das vendas aumenta, pois neste ambiente os preços são costumeiramente mais elevados que em outras unidades, com isto há maior retorno e lucratividade quando comparado com demais unidades.
2- Favorecimento de estratégias de mercado – A maior visiblidade da marca, com sua visualização e conhecimento por públicos de diferentes origens pode auxiliar em estratégias de expansão da empresa nacional e internacionalmente.
3- Acesso à públicos diferenciados – Com acesso a um público com perfil diferenciado, poder aquisitivo maior e com mais acessibilidade aos seus produtos ou serviços, é possível trabalhar com maior segmentação e redefinir sua posição no mercado para alcançar novos mercados.
Desvantagens
1- Valores elevados de investimento – Para quem deseja investir na abertura de franquias em aeroportos, é preciso estar ciente de que o custo de instalação de franquias pode ser três vezes maior que o valor para a abertura de uma loja em shopping, por exemplo, mesmo assim, o valor elevado do retorno pode compensar estes custos iniciais.
2- Obediência às regras do setor – Para abrir sua franquia em aeroportos é preciso estar atento e conhecer todos os detalhes e procedimentos necessários para sua abertura. Há diretrizes presentes na Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações), que devem ser seguidas para estar em acordo com as exigências relativas à habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômica financeira, por exemplo.
3 – Altos investimentos em capacitação – Pela possibilidade de relacionamento com públicos de origens distintas, é preciso capacitar sempre a equipe não somente com relação à idiomas, mas também com esclarecimentos culturais para melhor satisfazer os clientes. De todo modo, estes investimentos quando bem planejados podem se tornar também, poderosos diferenciais competitivos.
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