Odontoclinic adota medidas de prevenção à disseminação do coronavírus

A Odontoclinic, rede nacional de franquias de clínicas odontológicas, presente em 16 estados com mais de 200 clínicas, passa a utilizar em toda a rede uma série de protocolos visando oferecer ainda mais segurança a pacientes, dentistas e demais funcionários, colaborando com o controle à propagação do novo coronavírus. As clínicas suspenderam atendimentos eletivos e se concentram em casos de emergência.

A companhia criou canais específicos de comunicação para informar e conscientizar pacientes sobre como se prevenir do contágio e tirar dúvidas sobre tratamentos em andamento e que tipo de casos se enquadram em emergenciais.

Reafirmando a postura de cuidado a pacientes e colaboradores, a franqueadora instituiu um Comitê de Gestão de Crise, que visa acompanhar todos os desdobramentos da pandemia e adotar práticas de proteção e prevenção em seus atendimentos, que são revistas e reforçadas diariamente.

Atendimento

Todas as clínicas do país seguem as recomendações dos órgãos de saúde municipais, estaduais e federais com relação ao atendimento. Adicionalmente, algumas práticas foram criadas pela Odontoclinic para toda a rede, como a criação de uma célula específica na Central Nacional de Agendamentos focada em atendimentos emergenciais.

Para esses casos, a Odontoclinic criou três frentes centrais de agendamento, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h:

  • Telefone: 0800 200 9008;
  • Whatsapp: (11) 94386 3137 e
  • Site

Por meio desses canais, atendentes especializados fazem uma triagem inicial. O primeiro passo é entender o problema do paciente para verificar se é um caso de emergência ou de atendimento eletivo. Em seguida, antes do agendamento, há a aplicação de um questionário de anamnese (para aprofundamento do diagnóstico), que visa identificar se o paciente esteve ou não exposto a contágio pelo Covid-19, minimizando riscos a ele e à equipe médica, evitando, assim, deslocamentos desnecessários. O questionário envolve cinco perguntas:

  • Teve febre ou experiência de febre nos últimos 14 dias?
  • Experimentou problemas respiratórios tais como tosse ou dificuldade para respirar nos últimos 14 dias?
  • Teve algum contato com alguém com infecção confirmada por coronavírus nos últimos 14 dias?
  • Teve contato próximo com no mínimo duas pessoas com experiência documentada de febre ou problemas respiratórios nos últimos 14 dias?
  • Participou recentemente de algum encontro, reuniões, ou teve contato próximo com muitas pessoas desconhecidas?

Caso o paciente responda sim a alguma das perguntas, ele é informado que não será possível realizar o atendimento no momento, sendo orientado a procurar os serviços de saúde pública ou um médico se sua preferência. Nesse caso, ainda é informado que o SUS disponibiliza um atendimento telefônico como ouvidoria, que pode ser acionado pelo número 136. Nestas situações, o paciente será monitorado pelo corpo clínico e só poderá remarcar o atendimento após 14 dias, ou antes, se apresentar atestado médico negativando a suspeita de infecção. O procedimento atende às orientações dos órgãos regulatórios de saúde, visando a segurança de todos.

Há especial atenção para pacientes do grupo de risco, como idosos, por exemplo, na flexibilização da agenda e eventual remarcação de atendimento. Sendo um caso de urgência e o paciente respondendo negativamente a todas as questões, ele estará apto ao atendimento. Nesse caso, o atendente indicará a clínica mais próxima.

Protocolo em clínica

Ao chegar à clínica, o paciente é recepcionado por um colaborador, que disponibiliza álcool gel para higienização. Em seguida, ele é conduzido a um espaço específico para nova triagem, realizada pela equipe odontológica, com equipamento de proteção individual para garantir a segurança de ambos.

Nessa etapa, realiza-se aferição de temperatura corpórea, com termômetro de testa, sem contato físico com o paciente. Se a temperatura estiver normal, o questionário de anamnese, respondido no agendamento, é entregue para que ele confira as informações e assine. A ficha será arquivada em seu prontuário. Depois, é fornecido um adesivo verde, que deverá ser colado em sua roupa, indicando que está apto ao atendimento, sendo encaminhado para o consultório. Finalmente, antes do atendimento, a sala recebe completa higienização.

Caso a temperatura do paciente esteja acima de 37,3º C, é seguida a orientação dos órgãos de controle de saúde, indicando que se informe que o atendimento não poderá ser realizado. O paciente será monitorado pelo corpo clínico e só poderá agendar nova consulta após 14 dias ou antes, mediante a apresentação de atestado médico negativando a suspeita de infecção.

Em todas as dependências das clínicas, o paciente conta com álcool gel para higienização.

Equipe clínica e colaboradores

Assim como a Odontoclinic preza pela saúde e segurança de seus pacientes, também o faz com relação a seus colaboradores. Dessa maneira, todos os funcionários que integram o grupo de risco, como pessoas com idade acima de 60 anos, ou que exijam algum cuidado especial, estão de licença. Dentistas e colaboradores que prestam atendimento seguem diariamente, antes de iniciar sua jornada, os mesmos protocolos destinados aos pacientes, visando a total segurança do funcionamento dos consultórios.

A franqueadora se atualiza diariamente sobre a evolução da pandemia e as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e adequa suas atividades à medida que a situação avança. Diariamente, ao final de cada expediente, é realizado um webinar, no qual participam representantes de todas as clínicas do país, com atualização da situação e informações sobre as recomendações do Ministério da Saúde e protocolos de atendimento.

Canais de informação

A fim de colaborar com a sociedade para a prevenção ao coronavírus, a Odontoclinic está utilizando suas páginas no Facebook e Instagram para fornecer informações atualizadas sobre seu atendimento e como se proteger de infecções e cuidar da saúde bucal em épocas de quarentena.

Com isso, a Odontoclinic reforça seu compromisso de prestar um atendimento de qualidade, com a máxima segurança a pacientes e colaboradores.