Odontoclinic adota medidas de apoio a franqueados em função da pandemia de coronavírus

A Odontoclinic, rede nacional de franquias de clínicas odontológicas, presente em 16 estados com mais de 200 clínicas, passa a utilizar uma série de protocolos visando oferecer apoio aos fraqueados durante a pandemia do coronoavírus, que afeta diretamente a atividade de toda a organização.

Como todas as clínicas suspenderam atendimentos eletivos e se concentram em casos de emergência, a prioridade é minimizar os impactos que o momento atual gerará. Para isso, a franqueadora adotou uma série de medidas para colaborar com a segurança, sustentabilidade e saúde financeira de toda a rede.

Comitê de Gestão de crise

Uma das primeiras medidas para enfrentar a situação crítica do momento foi a instituição de um comitê de gestão de crise, que interage diariamente com o Conselho de Franqueados, para troca de informações e direcionamento a todas as ações. O comitê atua na proteção à saúde de pacientes, dentistas e colaboradores, sugere ações para minimizar o impacto financeiro aos franqueados e orienta a adoção de protocolos clínicos para evitar a propagação da infecção.

Retaguarda financeira

A Odontoclinic iniciou uma negociação com os bancos parceiros da franquia a fim de propiciar a garantia de capital de giro para os franqueados. Entre os benefícios obtidos com os parceiros bancários figuram linhas de crédito com taxas a partir de 0,99% ao mês, carência de seis meses para pagamento e prazos que chegam a 60 meses. Além disso, a franqueadora conseguiu com parceiros da área de captação de crédito a antecipação de pagamento com taxas que partem de 0,6% ao mês. A franqueadora recomenda que a utilização desse benefício seja feito com parcimônia, visando a saúde financeira dos franqueados.

A franqueadora possui um espaço de treinamento e capacitação de franqueados, a Academia Odontoclinic, onde são feitas atualizações sobre os benefícios fiscais, tributários e trabalhistas, disponibilizados pelos governos federal, estaduais e municipais, para enfrentar a crise atual.

Fornecedores e prestadores de serviço

Com grande foco nas dentais (fornecedoras de equipamentos e suprimentos para tratamentos odontológicos), a franqueadora vem buscado negociações para aquisições mais benéficas, no que tange preços e prazos, buscando melhorar ainda mais o fluxo de caixa da empresa.

Aluguéis

A franqueadora oferece suporte na renegociação de aluguéis, visto que a diminuição da atividade impactará as finanças dos franqueados. Todo o time de expansão, substitui sua atuação em novos negócios para se focar 100% no apoio à redução dos valores de aluguéis dos franqueados. A Odontoclinic também elaborou uma carta de orientação de renegociação de aluguéis, fornecida a cada franqueado, a fim de auxiliar na abordagem com os locatários, com dicas para melhores negociações.

Comunicação, treinamento e capacitação

Além do espaço de treinamento e capacitação de franqueados, a Academia Odontoclinic, que oferece série de conteúdos sobre gestão financeira, otimização de recursos, entre outros, a rede passa a realizar Lives diariamente com os franqueados, às 17h, no qual passa atualizações diárias sobre a pandemia e ações da franqueadora, das fretes de trabalho. Além disso, todas as manhãs, às 9h30, à o Bom Dia Odontoclinic, Live voltada à equipe, com treinamento e capacitações, trabalhando a formação dos colaboradores de todos os níveis.

Taxas da Franquia

A Odontoclinic também buscou oferecer um alívio aos franqueados sobre seus compromissos com a franqueadora. Royalties e fundo de mídia foram minimizados em 50% por dois meses, sendo o restante cobrado só a partir de junho, em seis parcelas sem juros, a fim de trazer mais alívio ao fluxo de caixa dos franqueados.

Segurança e proteção à saúde

Todas as clínicas do país seguem as recomendações dos órgãos de saúde com relação ao atendimento dos pacientes. Adicionalmente, algumas práticas foram criadas pela Odontoclinic para toda a rede, como a criação de uma célula específica na Central Nacional de Agendamentos, focada em atendimentos emergenciais.

Para esses casos, a Odontoclinic criou três canais de agendamento, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h:

  • Telefone: 0800 200 9008;
  • Whatsapp: (11) 94386 3137 e
  • Site

Por meio desses canais, atendentes especializados fazem uma triagem inicial. O primeiro passo é entender o problema do paciente para verificar se é um caso de emergência ou de atendimento eletivo. Além disso, cada clínica passa a ter um responsável pelo contato adicional a cada paciente agendado. Esse profissional explicará ao paciente o processo de triagem de cada caso clínico, reforçando os protocolos de segurança.

Em seguida, antes do agendamento, há a aplicação de um questionário de anamnese (para aprofundamento do diagnóstico), que visa identificar se o paciente esteve ou não exposto a contágio pelo Covid-19, minimizando riscos a ele e à equipe médica, evitando, assim, deslocamentos desnecessários.

O questionário envolve cinco perguntas:

  • Teve febre ou experiência de febre nos últimos 14 dias?
  • Experimentou problemas respiratórios tais como tosse ou dificuldade para respirar nos últimos 14 dias?
  • Teve algum contato com alguém com infecção confirmada por coronavírus nos últimos 14 dias?
  • Teve contato próximo com, no mínimo, duas pessoas com experiência documentada de febre ou problemas respiratórios nos últimos 14 dias?
  • Participou recentemente de algum encontro, reunião, ou teve contato próximo com muitas pessoas desconhecidas?

Caso o paciente responda sim a alguma das perguntas, ele é informado que não será possível realizar o atendimento no momento, sendo orientado a procurar os serviços de saúde pública ou um médico se sua preferência. Nesse caso, ainda é informado que o SUS disponibiliza um atendimento telefônico como ouvidoria, que pode ser acionado pelo número 136. Nestas situações, o paciente será monitorado pelo corpo clínico e só poderá remarcar o atendimento após 14 dias, ou antes, se apresentar atestado médico negativando a suspeita de infecção. O procedimento atende às orientações dos órgãos regulatórios de saúde, visando a segurança de todos.

Com isso, cada unidade gera diariamente uma lista de avaliação e consultas para o dia seguinte, que é disponibilizado à recepção de cada clínica, para finalização do processo de triagem in loco, facilitando o planejamento do atendimento e a segurança de todos os envolvidos.

Há especial atenção para pacientes do grupo de risco, como idosos, por exemplo, na flexibilização da agenda e eventual remarcação de atendimento. Sendo um caso de urgência, e o paciente respondendo negativamente a todas as questões, ele estará apto ao atendimento. Nesse caso, o atendente indicará a clínica mais próxima.

Protocolo em clínica

Ao chegar à clínica, o paciente é recepcionado por um colaborador, que disponibiliza álcool gel para higienização. Em seguida, ele é conduzido a um espaço específico para nova triagem, realizada pela equipe odontológica, com equipamento de proteção individual para garantir a segurança de ambos.

Nessa etapa, realiza-se aferição de temperatura corpórea, com termômetro de testa, sem contato físico com o paciente. Se a temperatura estiver normal, o questionário de anamnese, respondido no agendamento, é entregue para que ele confira as informações e assine. A ficha será arquivada em seu prontuário. Depois, é fornecido um adesivo verde, que deverá ser colado em sua roupa, indicando que está apto para ser encaminhado ao consultório. Finalmente, antes do atendimento, a sala recebe completa higienização.

Caso a temperatura do paciente esteja acima de 37,3º C, é seguida a orientação dos órgãos de controle de saúde, indicando que se informe que o atendimento não poderá ser realizado. O paciente será monitorado pelo corpo clínico e só poderá agendar nova consulta após 14 dias ou antes, mediante a apresentação de atestado médico negativando a suspeita de infecção.

Em todas as dependências das clínicas, o paciente conta com álcool gel para higienização.

Equipe clínica e colaboradores

Assim como a Odontoclinic preza pela saúde e segurança de seus pacientes, também o faz com relação a seus colaboradores. Dessa maneira, todos os funcionários que integram o grupo de risco, como pessoas com idade acima de 60 anos, ou que exijam algum cuidado especial, estão de licença. Dentistas e colaboradores que prestam atendimento seguem diariamente, antes de iniciar sua jornada, os mesmos protocolos destinados aos pacientes, visando a total segurança do funcionamento dos consultórios.

A franqueadora se atualiza diariamente sobre a evolução da pandemia e as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e adequa suas atividades à medida que a situação avança. Ao final de cada expediente é realizado um webinar, no qual participam representantes de todas as clínicas do país, com atualização da situação e informações sobre as recomendações do Ministério da Saúde e protocolos de atendimento.