A Odonto Special, rede de clínicas odontológicas que tem a apresentadora e empresária Sabrina Sato como sócia, comemora a marca de 50 franquias – entre unidades em operação e implantação. Com apenas dois anos de existência, a rede já está presente nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste do país, e tem previsão de encerrar 2021 com 80 unidades.
Entre as principais estratégias de crescimento da marca, Sidney Kalaes, presidente do Grupo Kalaes e sócio da Odonto Special, destaca a presença em cidades pequenas. “Temos o modelo de microfranquia voltado para cidades de até 70 mil habitantes, que tem como principal foco a conversão de clínicas já existentes. Com isso, conseguimos levar a rede para pequenos municípios em todo o país por um custo mais acessível e um modelo de negócio pronto, seguro e rápido”, explica.
Kalaes ainda destaca o fato de o Brasil ter mais de 5 mil municípios nesse perfil. “Assim como as farmácias de bairro viraram de rede, as clínicas odontológicas estão seguindo o mesmo caminho. A expansão para cidades com até 70 mil habitantes também irá gerar novas oportunidades de emprego nessas regiões”, ressalta.
Com essa estratégia, a marca pretende faturar mais de R$ 60 milhões até o final deste ano. “Somente no primeiro trimestre de 2021, comercializamos 5 novas unidades em cidades pequenas, somando 16 franquias em municípios de até 70 mil habitantes”, conta Kalaes.
Já de acordo com Felipe Abreu, mestre em Odontologia e sócio da rede, a Odonto Special também visa levar seu moderno tratamento bucal para esses municípios. “Estar presente em cidades menores é uma forma de levarmos mais saúde bucal para a população local. Nossos serviços incluem clínica geral, estética, ortodontia, cirurgia, implantes, periodontia, endodontia, odontopediatria, próteses e harmonização facial. Com isso, atendemos 100% das necessidades da saúde bucal com equipamentos modernos, e um padrão de alta qualidade que é exigido em uma rede de franquias”, comenta Felipe Abreu.
Praticidade e visibilidade
Na Odonto Special, a conversão é rápida e fácil, já que a rede possui um modelo de negócio pronto para o dentista empreender na área. “Além disso, a franquia tem a Sabrina Sato como sócia. Contar com esse nome de peso em cidades pequenas promove ainda mais visibilidade e fortalece a reputação da clínica na região”, ressalta Kalaes.
Todas as clínicas da Odonto Special utilizam a câmera intra-oral nos tratamentos, que substitui o antigo espelhinho e ajuda na detecção e prevenção de doenças bucais. Além disso, a rede oferece o serviço Home Care. Nessa modalidade, o dentista vai até o paciente e realiza o procedimento. É uma alternativa para diferentes situações, como atender pessoas acamadas ou impossibilitadas de irem até a clínica.
A Odonto Special também inova com o Odonto Kids, um ambiente acolhedor e diferenciado para o atendimento de crianças; e com o Melhor Idade, programa formado por uma equipe especializada no tratamento de pacientes idosos.
Para ser proprietário de uma franquia da Odonto Special, o investimento varia entre R$ 230 mil e R$ 270 mil, no modelo convencional, ou R$ 70 mil a R$ 90 mil no modelo de conversão de clínica. O prazo médio de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.