Mais de dois bilhões de pessoas no mundo utilizam o WhatsApp para manter contato com outras pessoas a qualquer hora ou lugar. O aplicativo, que é de graça, já faz parte do dia a dia de quase 120 milhões de brasileiros. O Brasil é o segundo país no mundo em número de usuários, atrás apenas da Índia.
No total, 99% dos smartphones brasileiros têm o aplicativo, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. A maioria dos usuários afirma abrir a ferramenta várias vezes ao dia. Seu uso vai além da troca de mensagens, como mostra um levantamento do Congresso Nacional em 2019, ele é também a principal fonte de informação para 79% das pessoas.
Dados do SEBRAE mostram que 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte utilizam a ferramenta. Mesmo antes dessa popularização, a SmartComm já trabalhava com soluções tecnológicas para facilitar a vida das empresas, bem como o relacionamento com os clientes. Não é à toa que se tornou a primeira rede de franquia do Brasil especializada em comunicação inteligente.
Comunicação rápida e eficaz
A questão é que o avanço do novo coronavírus exigiu muito mais do WhatsApp na estratégia de marketing das empresas. A partir do momento em que se tornou a principal ferramenta do brasileiro para superar a pandemia, utilizá-lo apenas para “conversar” com o consumidor deixou de ser o suficiente.
As pessoas se divertem, se informam, conversam com seus amigos e ficam sabendo de tudo o que precisam. Elas se engajam e esperam que as empresas com as quais se relacionam proporcionem essa mesma experiência. Esse é o principal motivo para incluir o aplicativo no dia a dia e se aproximar ainda mais do seu público-alvo, do seu cliente. As marcas que souberem se apresentar antes, entendendo a necessidade do consumidor, são as que ganharão mais espaço.
De acordo com Anderson Lucila, CEO da SmartComm, rede de franquias especializada em comunicação inteligente, a principal facilidade da ferramenta é a de estar onde o cliente está. “É a melhor maneira de estar presente onde o cliente prefere ser encontrado, e chegar até ele quando nem mesmo o sinal de internet chega.” Além disso, Anderson explica que pelo fato de ser uma solução digital com rápido envio e taxa de leitura altíssima, tem um excelente retorno para as empresas.
Serviços diferenciados no mercado
A SmartComm é a primeira e única franquia do segmento de comunicação inteligente no Brasil oferecendo uma venda consultiva, ou seja, contribui auxiliando na construção de estratégias para que o cliente atinja seus objetivos. A marca nasceu com a ideia de revolucionar a forma de empresas e clientes se comunicarem. Atende diversos tipos de segmentos, oferecendo soluções que contribuem para um atendimento diferenciado.
Ter uma comunicação ágil e moderna é fundamental para que as empresas se aproximem mais dos clientes. Com isso, o modelo de envio de mensagens automática em massa chegou como uma solução, pois oferecem muitas possibilidades e maneiras diferentes de atrair os clientes.
No caso do WhatsApp, o aplicativo de comunicação mais popular no Brasil, as campanhas auxiliam as empresas a automatizarem seus processos de comunicação com scripts de conversas pré-definidas sem burocracia e baixo custo. É disponibilizado através de três formas de envio – Scripts destinados a assuntos operacionais e informativos; Marketing – envios de imagens, vídeos, áudios, localizações e contatos; Catálogos – envios de arquivos de PDF ou outros formatos compatíveis.
Estratégias para manter a proximidade com os clientes
Além de investir nas soluções em mensagens, o empresário também deve pensar em quais ações ele deverá colocar em prática no seu negócio, pois a estratégia escolhida é de extrema importância para alcançar os resultados que ele tanto deseja.
O CEO da SmartComm comenta que umas das ações mais utilizadas por WhatsApp e SMS são as de marketing, tendo como foco a divulgação do que o negócio está promovendo. “As ações de marketing envolvem a divulgação de promoções, cupons, localização de mercadorias, confirmação de consultas ou de serviços, além de reagendamentos.”
É importante ressaltar que além das estratégias de divulgação, também é possível fazer ações operacionais, como por exemplo, o envio de tokens, senhas, alertas entre outras.
Anderson Lucila completa dizendo que a SmartComm está sempre brigando para ter o menor preço do mercado, além disso, eles estão sempre em busca da maior taxa de retorno e objetivos alcançados. “Estamos em constante evolução, buscando sempre as melhores tecnologias para atender com excelência todos os nossos franqueados e clientes.”