O que as franquias devem fazer para superar suas metas?

Para ter sucesso, toda franquia precisa planejar o seu futuro e para isto, é preciso estudar o mercado, realizar projetos, definir metas e realizar projeções para serem sempre superadas e assim gerarem maiores lucros para toda a rede.

Embora este seja um processo extremamente necessário, planejar nem sempre é fácil. Para atingir o objetivo e os números estimados, o sucesso de uma rede de franquias dependerá diretamente da gestão do franqueador e da condução dos negócios feita pelos franqueados.

Além disso, a força da marca, construída ao longo do tempo também é um dos fatores determinantes para a conquista deste sucesso, mesmo depois que a rede já está bem consolidada, este desafio permanece constante.

Somente com a ajuda do bom desempenho de todos estes fatores é que será possível planejar corretamente o futuro e manter a franquia em crescimento financeiro e em condições de expansão.

Os passos para planejar um crescimento seguro da sua franquia

O primeiro passo para superar as estimativas de crescimento é investir na flexibilização, para ser possível se adaptar a possíveis operações em novos mercados, pois esta opção sempre permitirá o alcance de resultados melhores.

A partir desta flexibilização, será possível abrir os horizontes para análises e estudos de novos mercados e então elaborar um plano de expansão razoável, dando atenção a fatores importantes como as interferências culturais, as características mais pontuais dos novos mercados e também os pontos relacionados ao planejamento logístico.

Para se certificar bem quanto a estes pontos importantes e impedir que eles se tornem pontos críticos, um bom conselho é investir no conhecimento das novas regiões fazendo pesquisas além do papel, investindo especialmente na visitação e no conhecimento de campo da região onde se planeja a expansão.

Durante estas visitas, deve-se interagir com os clientes locais, observar e entender a experiência de consumo da população local. Investir em estudos profissionais e mais completos de geomarketing também pode se tornar um valioso diferencial.

Outro passo importante é focar no perfil do franqueado, pois como ele é um dos maiores responsáveis pelas taxas de crescimento do negócio, a seleção precisa ser ainda mais criteriosa para planos de expansão com foco na superação das estimativas de crescimento.

Além da capacidade financeira, o perfil pessoal, as ambições, o grau de envolvimento, a identificação com o negócio e as habilidades de gestão, devem ser muito bem avaliados e desenvolvidos durante o momento que antecede a abertura da franquia, para assim minimizar ao máximo as variantes que podem influenciar na limitação do desempenho dos negócios.

O terceiro passo que também é muito importante é investir em marketing, pois com ações de marketing online e off-line é possível se comunicar melhor com os clientes, novos mercados, novos parceiros e até mesmo novos investidores, o que pode gerar um desenvolvimento sustentável por prazo ainda maior.

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