As temperaturas vem caindo e com a chegada do outono e do inverno cresce a tendência de consumo de alimentos mais quentes para manter o corpo preparado para suportar o friozinho. De acordo com nutricionistas, neste período, as pessoas tendem a buscar opções de comida mais gordurosas como chocolate e quentes como o café para se manterem protegidas das variações térmicas.
Por conta disso, crescem juntas as oportunidades de negócio para franqueados nos segmentos de cafeterias e chocolaterias. Sabendo aproveitar bem, há grandes possibilidades de destacar sua franquia e elevar seus lucros com esta sazonalidade.
De acordo com dados divulgados pela Abic(Associação Brasileira de Indústrias de Café), o consumo do produto fora de casa, continua em crescimento. Os dados levantados pelo setor de pesquisas da Abic, apontam que em 2013 os brasileiros aumentaram em 36% o consumo total de café. Este resultado tende a se repetir em 2014, já que a sofisticação do mercado cresce ano após ano.
O setor de cafeterias ainda é jovem no Brasil, mas não pára de crescer, A Abic estima a presença de cerca de 3,5 mil cafeterias em todo o país. Como é a bebida com grande penetração, alcançando 97% da população, ficando atrás apenas da água, especializar-se neste negócio é realmente muito promissor, ainda mais com a presença e desenvolvimento de cafés com seleções especiais. As versões gourmet, por exemplo, apontam um incremento de cerca de 2 a 3% no consumo em 2014.
Assim como o café, o chocolate também apresenta evolução especial neste período do ano. Embora os momentos de maior pico do produto sejam na Páscoa e no Natal, de acordo com a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), no inverno o crescimento de consumo do produto atinge 20% , o que corresponde a 29% da produção total anual.
Nesta época, os franqueados do setor de cafeteria e chocolateria devem dedicar uma atenção especial no gerenciamento do estoque e em ações promocionais, pois estes cuidados podem auxiliar ainda mais nos resultados dos negócios. Criar atrativos, campanhas, distribuir vouchers, criar programas de fidelidade, caprichar no atendimento e fidelização, investir no treinamento de funcionários para elevar a qualidade do atendimento, podem ser saídas para ampliar ainda mais os resultados.
A Cafeteria Pilão Senseo em Campos do Jordão, por exemplo, está fazendo uma ação promocional especial até o fim de julho, distribuindo vouchers aos turistas junto com o guia da cidade. Com estes, os visitantes ganham direito a uma degustação especial nas cafeterias. Esta ação pode servir de inspiração para suas franquias de cafeterias ou chocolaterias. Aproveite o friozinho, ponha a mão na massa e aqueça o desempenho do seu negócio.