A Esmalteria Nacional, que hoje conta com 200 unidades em funcionamento em todo o país, apresenta um quadro de franqueados composto por aproximadamente 80% de mulheres. A rede, por oferecer serviços relacionados ao setor de beleza, desperta um maior interesse no público feminino empreendedor, disponibilizando a elas a oportunidade de conquistarem sua independência financeira e pessoal.
Para Talita Boscolo, 34 anos, poder contar com uma marca já formatada e conceituada, foi o ponto crucial para a decisão em tocar um negócio sozinha. Ela, que é mãe Dan, 3 anos, havia ficado fora do mercado de trabalho para exercer integralmente a maternidade, e quando decidiu voltar, surgiram as questões: Como recomeçar? Partir de onde? Será que eu consigo? Logo neste momento o interesse pelo setor de franchising despertou, e nele, vislumbrou um possível futuro promissor.
“Dizer que foi fácil seria mentira, aliás, foi bem difícil”, comenta Talita, que, não apresentava experiência no ramo, e confessou que no início pensou até em desistir, pois os desafios em gerenciar uma equipe e administrar um negócio pareciam impossíveis. Para ela, diante das naturais barreiras existentes no começo de um negócio, poder contar com o suporte de uma grande rede, que oferecesse segurança e ferramentas de gerenciamento adequadas para a abertura de um negócio, fez toda a diferença. Seu esposo também exerceu um papel determinante, transmitindo confiança e sendo solidário aos eventuais percalços que ela enfrentaria. Ali, a futura franqueada se encheu de forças e viu que o mais difícil já havia sido feito, “pois ser mãe não é fácil”, palavras ditas por ela, cheia de orgulho, por acreditar que também exercera um ótimo trabalho quando esteve fora do mercado.
A franqueada diz que usa todo seu instinto maternal para administrar a unidade, o que vem dando muito certo, segundo a mesma, que faz questão de enaltecer cada funcionária que desempenha seu papel com efetividade, além de gratificá-las por isso. “Saber reconhecer os méritos de uma equipe é de total importância”, comenta Talita, esclarecendo que a palavra de ordem em sua unidade é Gratidão, em todos os sentidos.
Para Gustavo, o empoderamento da mulher em nossa sociedade é de extrema importância, e cada vez mais ganha força. “Tenho certeza que contribuímos em grande parte para isso, já que a Esmalteria Nacional une a vontade de empreender uma franquia formatada e bem estabelecida à um Core Business pelo qual as mulheres são apaixonadas: Esmaltes”.
E não é de hoje que as mulheres vêm alcançando seu espaço no mundo dos negócios. Multifacetadas, o “sexo nada sexo”, mantêm suas atividades “tradicionais” administrando a casa, cuidando dos filhos, da família, assumindo cargos de confiança em grades corporações, e mesmo longe da igualdade de gêneros, ocupam aproximadamente 50% do quadro total de franqueados no Brasil.
Diferente do que a maioria pode imaginar, o empoderamento feminino, tanto nos negócios, como na política, em casa ou até mesmo na vizinhança, não se refere a um movimento singular, trata-se da prática do fortalecimento das mulheres e o reconhecimento do potencial de cada uma, promovendo assim a justa igualdade de gêneros, principalmente onde estas representam a minoria.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!