Um dos segmentos mais afetados durante a pandemia, certamente, foi o de alimentação! Um dos mais promissores e que sempre foi um dos queridinhos para quem busca iniciar um negócio teve de se reinventar durante o período! Se teve algo que veio pra ficar, certamente, foi o conceito das dark kitchens. Tendência nos EUA, o formato busca reduzir custos e otimizar o faturamento dos restaurantes com foco totalmente no delivery, otimizando a operação ao dispensar a necessidade de fachada, estrutura de salão, além de aluguéis enxutos e equipe bastante limitada.
Resiliente como poucos, o mercado de alimentação saudável, que já era tendência ganhou terreno nesse modelo! Segundo a Euromonitor Internacional, no ano passado, as vendas desses produtos atingiriam R$ 100 bilhões em território nacional. De acordo com a pesquisa da Good Food Institute Brasil, 47% dos brasileiros reduziu o consumo de carne em 2020. Por fim, levantamento da Statista aponta que houve um aumento na recorrência dos pedidos de delivery na casa dos 975% tornando o Brasil o líder disparado na América Latina.
Notoriamente conhecida por seu restaurante amplo com ambiente acolhedor e diferenciado, a Casa Graviola viu com as restrições impostas uma oportunidade, o Graviola Burgers e Pizzas, microfranquia no estilo dark kitchen, 100% delivery. A proposta surgiu após os sócios notarem que a Casa Graviola contava com um leque de opções em seu cardápio que poderiam ser trabalhadas de maneiras individualizadas em negócios totalmente próprios, como no caso das pizzas e dos hambúrgueres.
Adotando uma operação bem mais enxuta, dispensando área para atendimento de salão, focando apenas no preparo e entrega, a primeira unidade no formato, em BH, trabalha com cerca de 12 opções de pizzas saudáveis, entre elas a low carb de couve-flor, batata-doce com inhame e mandioca, e quatro de burguers.