Novo modelo de microfranquia do Twice deve acelerar processo de expansão da empresa

O Twice, método de ensino bilíngue para escolas regulares, aposta em novo modelo de microfranquia para crescer nos próximos anos. A franquia desenvolvida pela Rhyzos Educação, empresa fundada por Maria Cláudia Amaro (filha do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM Linhas Aéreas – atual Latam), o método tem como proposta fazer com que o aprendizado da língua inglesa não seja apenas mais uma matéria no currículo escolar, mas sim uma ferramenta para explorar o restante do conteúdo.

Conforme revela Maria Cláudia, a empresa optou por deixar o modelo de franquia tradicional e adotar o de microfranquia para contar com uma operação mais leve, dinâmica e acessível para os franqueados. Entre as principais mudanças, estão a redução da taxa de franquia e inserção de duas fontes de receita ao franqueado, além da taxa de sucesso (percentual recebido sobre mensalidades pagas pelas escolas).

Com as mudanças, a taxa de franquia passou a girar entre R$ 20 mil e R$ 40 mil; o capital de giro é calculado em R$ 6 mil e as instalações, em R$ 7.700 (incluindo equipamentos de trabalho, taxas e material de divulgação). Já os royalties são fixos, no valor de R$ 1000, pagos mensalmente pelo franqueado como taxa de operação, suporte e marketing. A taxa de sucesso é de 30%, recebidos pelo franqueado sobre a receita mensal gerada pelas escolas da sua base.

Além disso, há um bônus contratual de R$ 40 por aluno, realizado com pagamento único, feito pela franqueadora ao franqueado, até 30 dias após a assinatura do contrato com a escola, válido para novas instituições de ensino que entram na base Twice. Por fim, R$1.000 de taxa de administração e de suporte devem ser pagos mensalmente pela escola diretamente ao franqueado.

Estas mudanças devem estimular o avanço do método em escolas particulares de todas as regiões do país. “Desejamos acelerar o processo de expansão da marca e contribuir para um rápido retorno do investimento aos franqueados”, afirma ela.

Até o final do ano, a executiva espera atingir R$ 2,2 milhões de faturamento, inaugurando de três a cinco unidades do Twice.