Nunca foi tão fácil abrir uma empresa no Brasil como nos dias atuais em que o acesso à informação e o avanço das novas tecnologias facilitam todo o processo. O último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado no segundo semestre do ano passado, revelou que o percentual de empresas sobreviventes ao primeiro ano de atuação subiu de 78% para 82% entre os anos de 2009 e 2013.
Em contrapartida aos animadores números apresentados, a mesma pesquisa do IBGE, denominada Demografia das Empresas, aponta que mais da metade das empresas fundadas em 2009 fecharam as portas após quatro anos de atividade. Os números demonstram que apesar da queda no índice de mortalidade de empresas brasileiras, ainda há muito que se fazer para que novos empreendedores resistam às adversidades e deixem de fechar as portas.
Especialistas como o diretor-geral da Endeavor, Juliano Seabra, afirmam que a falta de qualificação e preparo do empreendedor é a principal causa da mortalidade de empresas no país. “Quando a gente olha para o universo do empreendedor, quando acontece de ele morrer, de falir, na maioria das vezes é efeito de uma fraqueza dele próprio como empresário, que não supriu a lacuna dele de formação, de experiência ou de qualquer coisa do gênero e, por isso, ele se viu numa situação de mortalidade”, diz Seabra em entrevista publicada no Caderno Empreenda-se da Globo.
O relações públicas Lucas Bonassi soma à afirmação de Seabra “a falta de planejamento, falta de conhecimento e a desordem na gestão de negócios” como os maiores responsáveis pela falência das empresas. Bonassi será um dos professores do novo curso do Instituto Divas – Administração de Salão – que está com as matrículas abertas.
Segundo a diretora do instituto, Amanda Andreozzi, o curso foi elaborado por ela, Bonassi e o também relações públicas Paulo Ricardo dos Santos com o objetivo de capacitar pessoas interessadas em abrir ou administrar um salão de beleza e terá como um dos diferenciais conceitos básicos de marketing e marketing digital. “Ensinaremos como melhorar a visibilidade do negócio por meio de ferramentas simples e fáceis de utilizar como as redes sociais que, bem utilizadas, tem um potencial incrível de atrair e fidelizar clientes”, salienta.
O curso será dividido em dois módulos: um com foco na gestão empresarial e outro com foco em comunicação. Os temas abordados em aula serão a respeito do que é ser empreendedor, como empreender, como planejar, como cuidar de suas finanças, como se comunicar da melhor maneira com seus públicos de interesse, quais ferramentas de comunicação temos disponíveis, como escolhê-las e qual a melhor maneira de usá-las.
Sobre a importância da capacitação, Bonassi destaca ainda que “gerir é muito mais do que controlar o dinheiro que entra e sai, é saber otimizar o trabalho, verificar oportunidades e ter total controle sobre custos, gastos e números mínimos necessários para que não haja prejuízo” e finaliza com a dica: “o curso Administração de Salão do Instituto Divas irá colaborar para que futuros empreendedores tenham uma base sólida e bem definida para construir seu próprio negócio de forma planejada, além de adquirirem uma capacidade maior de controle para suas tomadas de decisões, o que implica numa chance maior de sucesso”.
As inscrições para o curso Administração de Salão do Instituto Divas devem ser realizadas em sua matriz, localizada na Avenida Parada Pinto, 465, Vila Nova Cachoeirinha. Mais informações e valores podem ser obtidos pelo telefone (11) 2922-1118.
Instituto Divas
Avenida Parada Pinto, 465, Vila Nova Cachoeirinha
São Paulo
Telefone: (11) 2922-1118
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!