Investir em franquias de baixo orçamento, as chamadas microfranquias, é uma das alternativas para fugir definitivamente do desemprego. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no segundo trimestre do ano, 11,6 milhões de pessoas estão desempregadas no País. As microfranquias, além de serem um negócio de baixo orçamento, no máximo R$ 80 mil reais, oferecem menores riscos ao empreendedor do que um empreendimento próprio, pois trata-se de um modelo de negócio já formatado, testado e consolidado. Uma oportunidade de lucro em meio à crise. Para facilitar ainda mais a entrada do brasileiro no ramo do empreendedorismo, algumas redes estão realizando promoções e concedendo desconto na taxa de franquia, além de facilidades de parcelamento.
A Delícia de Bolos Caseiros, da BN Participações, é um desses casos. Para marcar a sua entrada no segmento de franchising, a marca realiza uma campanha de lançamento que dará desconto na taxa de franquia para os 10 primeiros investidores. De acordo com o sócio-diretor da BN Participações, Salvatore Privitera, o valor normal da taxa de franquia é de R$ 30 mil, mas para os 10 primeiros investidores será cobrado o valor de R$ 20 mil em pagamento à vista. O montante ainda pode ser parcelado, sendo R$ 10 mil no ato e mais 4 parcelas de R$ 3 mil. “A Delícia de Bolos Caseiros é uma microfranquia com expertise na comercialização de bolos, que tem por objetivo proporcionar ao franqueado um negócio simples, rentável e que possa ser desenvolvido no âmbito familiar”, comenta Privitera. Ele ressalta ainda que, de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de alimentação foi um dos que mais teve sucesso dentro do franchising em 2015, crescendo 8,9% em faturamento, em relação ao ano anterior.
Outro diferencial da marca é a formatação do ponto comercial. Projetada para espaços a partir de 40m2, com pequenas adaptações ela pode ser instalada na própria casa do franqueado, como por exemplo a garagem ou em estabelecimentos comerciais, de acordo com a necessidade de cada empreendedor. O prazo de retorno de investimento é de apenas 15 meses, com faturamento médio mensal estimado de R$ 40 mil e lucratividade de 40% do faturamento bruto. “Nossa intenção foi criar uma franquia com a cara da família brasileira, algo que além de agradar ao paladar da nossa população, coubesse no bolso do brasileiro, que tem muita vontade de ter o próprio negócio, mas dispõe de pouco capital”, comenta Privitera. No primeiro ano de atuação, a marca pretende inaugurar 20 unidades em todo o Brasil.
A DocSystem Corporation – líder em soluções para Gestão de Documentos, Conteúdo e Processos – também realiza uma promoção para a sua mais nova marca, a DocSystem DocScan, microfranquia exclusiva para digitalização de documentos. O investimento inicial da DocScan é de R$ 12 mil, mas para os primeiros 50 investidores será concedido um desconto de 50%, ou seja, por apenas R$ 6 mil o empreendedor terá seu próprio negócio no segmento de tecnologia. Neste valor está incluso um curso de qualificação nas melhores práticas de digitalização e de prospecção de soluções de gestão documental e de processos – Curso CDIA+ (Certified Document Imaging Architect – da CompTIA). O franqueado recebe também uma suíte de digitalização e de gestão de documentos e processos de primeira linha e um scanner Kodak i2400 (em comodato). “O principal diferencial da DocSystem em relação ao mercado é sua preocupação com a qualificação do franqueado e com a qualidade dos serviços e produtos fornecidos”, ressalta Mario Salles, Gerente de Negócios Corporativos da DocSystem.
A média de retorno da franquia é de apenas 7 meses e o faturamento do primeiro ano gira em torno de R$ 5 mil por mês, com lucro operacional estimado em 56% sobre os serviços e vendas. Um dos fatores que torna esse modelo mais rentável, é o fato de o franqueado atuar em home office e prestar serviços nas instalações dos clientes. “A DocScan é voltada para pequenos investidores que buscam um negócio rentável e seguro”, explica Lecivânia Martins, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da DocSystem. Este modelo de negócio é indicado para cidades com mais de 50 mil habitantes.
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