Uma das primeiras multinacionais atuantes no franchising a investir no Brasil espera alavancar o faturamento e o volume de vendas com as temperaturas mais amenas. A Não+Pelo, que celebra oito anos de presença no Brasil, em 2018, espera a retomada da expansão. O foco está no Sudeste. Enquanto São Paulo pretende inaugurar 15 novas unidades e chegar ao número de 85 franquias no estado, o Rio de Janeiro trabalha com a perspectiva de quatro novas inaugurações. São 299 pontos de atendimento em todo o Brasil, e a expectativa é abrir 45 novas lojas de Norte a Sul do país. Novidades no aumento do portfólio de produtos estão na alça de mira da rede que recebeu o Selo de Excelência chancelado pela Associação Brasileira de Franchising.
Segmento de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar liderou o ranking de faturamento no franchising em 2017. O crescimento aconteceu na ordem de 8%, e especialistas acreditam que ao final de 2018 o setor volta a figurar na casa dos dois dígitos. O primeiro trimestre no franchising apresentou alta de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando os últimos 12 meses, a positividade ficou em 7%. Embora fora do podium, o segmento de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar, é resiliente e tende a melhorar seus números.
“Em 2016, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicou que 70% dos brasileiros preocupam-se com os cuidados estéticos dizendo que é uma necessidade, e não vaidade. Investir na boa aparência em períodos turbulentos da economia que começa a dar uma resposta após a gravidade da crise, é um diferencial competitivo no mercado de trabalho, principalmente. O brasileiro tem amadurecido a cada ano sobre este tema. Os homens já perceberam essa tendência. As mulheres, nem se fala! Na flor da idade, entre 20 e 35 anos, elas gastam 25% a mais que seus limites para manter a beleza em alta”, diz Thais Ramos, franqueadora máster de São Paulo que vislumbra aumentar em 20% o número de novas unidades do estado – atualmente são 70 unidades da Não+Pelo.