Um excelente motivo para acreditar e investir no mercado ótico são os números. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), em 2014 o setor faturou R$ 23 bilhões e há a projeção de 10% para 2015.
Além dos números promissores, segundo o grupo especialista em varejo e marketing Gouvêa de Souza, a crise de 2015 deve motivar o modelo de franquias, pois dentro de uma rede o poder de negociação do lojista aumenta, seja com fornecedores ou na redução de custos.
Prova que o mercado ótico dentro do franchising tem potencial, é que o setor de acessórios pessoais e calçados, onde essas marcas estão inseridas, foi o que atingiu o segundo maior faturamento no mercado de franquias do Brasil, tendo um crescimento de 18,8%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segundo o balanço anual realizado pela entidade, esse aumento está completamente ligado ao ingresso definitivo das mulheres no mercado de trabalho e a melhora do poder aquisitivo da classe média, que são grandes impulsionadores do segmento.
Exemplo deste crescimento e que vem se destacando a cada mês neste setor é o Mercadão dos Óculos. Como o nome remete, trata-se de um negócio vantajoso, pois une variedade, qualidade e preço justo. Este tripé enaltece a rede que exige um investimento baixo, de a partir de R$ 80 mil e tem um centro de distribuição próprio, além de duas fábricas italiana e chinesa.
“O mercado de acessórios pessoais é muito promissor e cresce significativamente ano a ano. O Mercadão dos Óculos está bem inserido nesse contexto e com muitas oportunidades para continuar em pleno crescimento”, explica Gustavo Freitas, diretor de expansão.
Além do investimento necessário, de acordo com dados da ABF, 75% das marcas associadas ao SEBRAE estão nas capitais e apenas 25% nas cidades do interior. Esses dados evidenciam que uma marca relativamente nova pode ter aderência maior no interior.
Economidia
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